Notas

O Departamento e o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UEM convidaram o professor Luiz Roberto Evangelista para ministrar a palestra Determinismo e indeterminismo na Física: repercussões sobre as ciências naturais e humanas. O encontro será no dia 12 de agosto às 19 horas no auditório da Fadec localizado no câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá.

Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, Evangelista é professor titular do Departamento de Física da UEM. Suas experiências acadêmicas se dão na área de Física Teórica, com ênfase em Equação de Estado, Equilíbrio de Fases e Transições de Fase, atuando principalmente com temas como adsorção, cristais líquidos, teoria elástica-contínua, comportamento de sistemas amorfos a baixas temperaturas e transições de fase em fluidos complexos.

A palestra que ele ministra no dia 12 tem como proposta promover uma interlocução entre as áreas envolvidas. A iniciativa integra a programação dos Seminários Vigotski Epistemológicos. A palestra tem entrada aberta ao público e não há necessidade de inscrição prévia. Para outras informações ligue 9102-1816, com a professora Lenita Gama Cambaúba, coordenadora do evento.

 

O Instituto de Línguas da Universidade Estadual de Maringá (UEM) oferece cursos especiais neste segundo semestre. São cursos preparatórios para os exames do First Certificate of English (F.C.E) e do Test of English as a Foreign Language (Toefl). Além de um Grupo de Conversação em Língua Inglesa. Cada curso tem requisitos e prazos próprios que podem ser consultados acessando o site www.ilg.uem.br. Outras informações pelo telefone (44) 3261-4262.    

Nesta quinta-feira, dia 17, o Programa Cinuem exibe O Bandido da Luz Vermelha, filme nacional dirigido, em 1968, por Rogério Sganzerla. A película é inspirada em João Acácio Pereira da Costa, assaltante e estuprador que aterrorizou a elite paulista na segunda metade dos anos sessenta.

Para o professor de História Cássio Marcelo Alves, o filme é o que melhor representa o movimento que ficou conhecido como Cinema da Boca do Lixo.”Pode-se afirmar que é uma obra experimental, porém, popular, que sofreu influências das mais diversas e rompeu com o intelectualismo do Cinema Novo”.

A exibição será no Anfiteatro Ney Marques, às 18h30. Alves irá coordenador o debate ao final da exibição, junto com a professora Zuleika Bueno, do Departamento de Ciências Sociais da UEM. Para conhecer a programação completa do Cinuem acesse www.uem.br/cinuem.

 

Foi prorrogado, até o dia 30 deste mês, o prazo de inscrição para o curso de Especialização em Saúde Coletiva, oferecido pelo Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá.

Ao final do curso, previsto para fevereiro de 2010, os especialistas poderão atuar em gestão e assistência à saúde da família. As aulas serão ministradas quinzenalmente às sextas-feiras e aos sábados, totalizando 420 horas/aula. O custo é de 18 parcelas de R$ 245,00.

As inscrições estão sendo aceitas na secretaria do DEN, no Bloco 1 do câmpus universitário, com pagamento de uma taxa de R$ 40,00. Outras informações pelos telefones (44) 3261-4318 e 3261-4512.
 

Começam, hoje (16), na Universidade Estadual de Maringá (UEM), as inscrições para o evento de extensão “Subsídios teórico-metodológicos para a ação docente V”, promovido pelo Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, por meio do Departamento de Teoria e Prática da Educação/Laboratório de Apoio Pedagógico (LAP).

O evento é destinado a acadêmicos e professores dos cursos de licenciatura, professores, pedagogos e demais profissionais que atuam na educação.

O objetivo é subsidiar a discussão e reflexão de aspectos teóricos e metodológicos presentes na prática docente na educação básica, numa concepção dialógica.

As atividades serão realizadas de 31 deste mês a 17 de outubro, no auditório do Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aqüicultura (Nupélia).

Os interessados em se inscrever podem obter mais informações no site www.dtp.uem.br/lap, ou no bloco G-34, sala 004. Os telefones são (44) 3261-4897 e 3261-4887/ramal 30. A coordenação do evento é da professora mestre Leila Pessoa da Costa e da doutora Heliana da Silva.