UEM conquista uso exclusivo de terreno da fazenda em Umuarama
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) conquistou oficialmente o direito de uso do terreno onde está localizada a fazenda no Câmpus Regional de Umuarama (CAU).
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) conquistou oficialmente o direito de uso do terreno onde está localizada a fazenda no Câmpus Regional de Umuarama (CAU).
Os trabalhos em cerâmica e outros materiais são atração em Maringá, numa exposição de talentos da cidade e da UEM. É a Coletiva das Artes do Fogo que fica na Sala de Exposições do Teatro Calil Haddad até o dia 31 deste mês.
Nesta quarta-feira (22), às 10h30, no auditório do PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional), o médico José Carlos Amador e a nova diretoria do Hospital Universitário tomaram posse, numa solenidade que contou com a presença do reitor Julio Santiago Prates Filho, e da vice-reitora, Neusa Altoé. Galeria de fotos.
Foram empossados, hoje (22), os novos diretores dos câmpus regionais da UEM. A solenidade ocorreu às 9h30, no auditório do PDE, no câmpus sede da Universidade. O exercício do cargo se dará a partir de 1º de janeiro de 2011. Galeria de fotos.
O Programa de Pós-Graduação em Saúde e Enfermagem (PSE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), acaba de ter o curso de doutorado aprovado pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A decisão foi divulgada no dia 10 deste mês. O doutorado recebeu nota 4.
A Reitoria da UEM recebeu, hoje (20), o relatório da comissão de sindicância instituída para apurar supostos equívocos na seleção de alunos pelo sistema de cotas sociais. A conclusão desse grupo de trabalho é que não foram identificados desvios de finalidade nos atos praticados pelos membros da Comissão de Aferição, responsável pela análise da documentação dos cotistas e homologação das inscrições.
O início da vigência da lei que trata das novas regras sobre cargos e salários nas universidades estaduais foi prorrogado para o início de 2012, conforme decisão do governo do Paraná, após um intenso trabalho feito pelos reitores das instituições de ensino superior públicas junto a vários órgãos do legislativo e executivo estaduais. O reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, que participou, em Curitiba, dos trabalhos de convencimento visando a esta prorrogação, lembrou que os reitores discutiram o assunto junto a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Casa Civil e a Assembléia Legislativa.
A UEM ficou com o primeiro lugar na categoria de prédios comerciais no concurso de Decoração de Natal, realizado pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) e pelo Sindicato do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar), com organização do ACIM Mulher. A entrega do prêmio aconteceu na última sexta-feira (17).
Na próxima quarta-feira (22), às 10h30, no auditório do PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional), o médico José Carlos Amador e a nova diretoria do Hospital Universitário tomam posse, numa solenidade que vai contar com a presença do reitor Julio Santiago Prates Filho, e da vice-reitora, Neusa Altoé. Amador foi reeleito no dia 14, para mais um mandato na superintendência do Hospital. Ele obteve 61% dos votos válidos. Ainda foram eleitos Dorvalino Gusmão Aguiar para a diretoria Médica; Franna Vicente Gomes para a diretoria de Enfermagem; Silvia Tintori para a diretoria do Hemocentro; Angelita Polato para a diretoria de Análises Clínicas e Farmácia Hospitalar; e Valmir Durante para a diretoria Administrativa. Todos assumirão os cargos a partir do dia 1º de janeiro de 2011.
Uma comissão do Conselho Estadual de Educação está na UEM para o processo de verificação com vistas ao Reconhecimento do Curso de Pedagogia, modalidade a distância. Na manhã desta sexta-feira (16), o grupo participou de uma solenidade de instalação dos trabalhos, que contou com a presença do reitor Julio Santiago Prates Filho, da vice-reitora Neusa Altoé; da pró-reitora de Ensino, Ednéia Rossi; do diretor do Centro de Ciências Humanas, Lucio Tadeu Mota; da coordenadora do Núcleo de Educação a Distância da UEM, Maria Luiza Furlan; do chefe do Departamento de Fundamentos da Educação (DFE), Henrique Manoel da Silva; e do coordenador do curso de Pedagogia a distância, Célio Juvenal Costa.
O trabalho da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), do hospital universitário, resultou, mais uma vez, em esperança de vida para três moradores do Rio Grande do Sul. Eles receberam dois rins e um fígado captados de uma mulher de 44 anos que teve morte cerebral diagnostica pelos médicos do HU.
Com mais de dez mil livros, computadores com acesso à internet, sala de leitura e espaço para a “Hora do Conto de Literatura Infantil”, a biblioteca do Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP) foi inaugurada hoje (16) pela manhã. O espaço tem mais de 150 metros quadrados e foi revitalizado e organizado para abrigar todo o acervo, composto por obras gerais e ensino fundamental e médio e de grande coleção de literatura infantil e juvenil.
Nesta quinta e sexta-feira, dias 16 e 17,
será realizadona UEM o X Vestibular dos Povos Indígenas. Esta edição do concurso conta com 280 inscritos, que devem fazer as provas no Bloco 30, salas do Instituto de Línguas, no câmpus sede.
O concurso é organizado pela Comissão Universidade para os Índios (Cuia), composta por três representantes das sete universidades do Estado e da Universidade Federal do Paraná. Todos os integrantes são professores das instituições com pós-graduação em temática indígena.