Unati completa um ano e prepara novidades
A Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), que atende há um ano 329 alunos, encerra nesta semana suas atividades acadêmicas. Segundo a coordenadora pedagógica, professora Regina Taam, a proposta inicial era ofertar 250 vagas, mas a procura foi muito maior e a quantidade de vagas teve que ser ampliada. “Só no primeiro dia de inscrições, alcançamos a marca de 300 inscritos. No total foram 526.197 idosos estão na lista de espera, aguardando vagas em cursos de interesse”, relatou. Para 2011, Taam já adiantou que 263 idosos preencheram o recadastramento e continuarão freqüentando a universidade, “esse número deverá chegar a 300 até o final do calendário acadêmico”.

O
Coro de Câmara, da Universidade Estadual de Maringá, realiza três concertos de música
sacra durante este mês, em três diferentes paróquias na cidade. A programação
começa no domingo (5), às 19h45, na Paróquia Cristo Ressuscitado, na Avenida
Rio Branco, 1000.
Nesta sexta-feira, dia 3, a Universidade Estadual de
Maringá recebe o coordenador do Programa Universidade Sem Fronteiras, professor
Antônio João Mânfio, para um encontro de avaliação do Programa. As atividades
terão início às 8 horas no auditório do Bloco F-67.

Uma comitiva chinesa visitou, nos dias 29 e 30 deste mês, a UEM para conhecer os trabalhos e a experiência do Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aqüicultura, principalmente na área de transposição de peixes em barragens de usina hidrelétrica. Hoje (30), os visitantes foram recebidos pela vice-reitora Neusa Altoé, com quem debateram a possibilidade de uma futura parceria. Durante o contato, comentaram sobre as semelhanças entre os dois países, como a ampla extensão territorial e grandes rios.
A Coletiva das Artes do Fogo abre nesta quinta-feira (2), às 20h30, na Sala de Exposições do Teatro Calil Haddad. Os trabalhos de 30 artistas poderão ser vistas até 31 de janeiro, de segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas, aos sábados, domingos e feriados das 14 às 18 horas.e.jpg)
A prova do Processo de Avaliação Seriada da Universidade Estadual de Maringá, realizada neste domingo (28), em diversas cidades paranaenses, apresentou um baixo índice de desistência: 4,53%, correspondentes a 740 dos 16.339 inscritos. Desses, 10.749 cursam o primeiro ano do ensino médio e 5.584 o segundo (aprovados na primeira fase do concurso, realizado no ano passado). Segundo o presidente da Comissão Central do Vestibular Unificado, Emerson Arnaut de Toledo, o motivo do baixo índice de desistência se deve a um trabalho de motivação executado pelas escolas de ensino médio ao longo do ano com os alunos. Toledo informa também que a prova transcorreu normalmente e sem nenhum retardatário. 
Neste domingo, mais de 16 mil candidatos fazem a prova do Processo de Avaliação Seriada da Universidade Estadual de Maringá, concorrendo ao ingresso em um dos cursos de graduação da Instituição. A entrada dos candidatos nos locais de prova será liberada das 13h30 às 13h50. A aplicação das provas vai até às 19 horas. Cerca de 1,3 mil pessoas, entre fiscais e pessoal de apoio, estão envolvidas na realização deste concurso.
O Coro de Câmara do Departamento de Música da UEM, realiza no mês de dezembro, três concertos de Música Sacra. Na primeira parte dos concertos, o coro apresenta diversas músicas a cappella, ou seja, sem acompanhamento instrumental. E, na segunda parte, a belíssima obra Glória, do compositor Antonio Vivaldi, com acompanhamento de piano.
Os coordenadores da escolinha de esportes radicais da UEM programaram, para este sábado (27), um festival de aventura com apresentação dos alunos de skate e de escalada em parede. Eles irão exibir as manobras e técnicas aprendidas durante o curso. O Festival é aberto ao público. Terá início às 8 horas, ao lado do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi), no câmpus universitário.
O doutorado do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física da UEM e da UEL foi aprovado, em 9 deste mês, pela Capes para implementação. Esse é o primeiro doutorado associado na área no País. O programa também foi pioneiro no mestrado associado em Educação Física. Criado em 2006, o mestrado já conta com 50 defesas e serviu de referência para outras instituições. O programa tem duas áreas de concentração: Desempenho Humano e Atividade Física e Práticas Sociais em Educação Física. A previsão é que as aulas do doutorado comecem em março. As inscrições para suas dez vagas (três para UEM e sete para UEL) serão aceitas em fevereiro, quando também será realizado o processo seletivo. Os estudantes deverão frequentar aulas, desenvolver e participar de projetos nas duas instituições e serão matriculados de acordo com a origem do professor orientador.
Milienton Brito Cardoso, aluno de Design da UEM, foi o segundo colocado no Concurso Auditions Brasil 2010, na Categoria Revelação, com o trabalho Universalismo. No dia 16, em Belo Horizonte, houve a premiação e a apresentação das peças escolhidas. O concurso de design de jóias em ouro é um dos maiores do mundo e é realizado bianualmente pela empresa sul-africana Anglo Gold na África do Sul, Emirados Árabes, China e Índia. Neste ano, no Brasil, 1.476 pessoas se inscreveram, dos quais, foram para a final 20 profissionais (Categoria Designer) e quatro estudantes de Design e Arquitetura (Categoria Revelação).

