A UEM saiu vencedora nos 49º Jogos Universitários do Paraná (Jup’s) encerrados na quarta-feira, dia 3, em Guarapuava. A Universidade de Maringá liderou a competição já no início dos jogos, em 29 de maio, ficando sempre na frente até o fim da disputa. Somou 123 pontos contra 98 da Faculdade Dom Bosco, de Curitiba, em segundo lugar, e 85 da Faculdade Guairacá, de Guarapuava, em terceiro.

O título anterior da UEM havia sido em 2007, em Palmas, e no ano passado por pouco não leva o bicampeonato, perdendo a primeira posição para a Faculdade Dom Bosco, no último dia de disputa. “A Universidade de Maringá está de parabéns pela reconquista do título. Há tempos vem mostrando que leva o esporte a sério, preparando bem suas equipes. Isso é muito bom para o Paraná e ajuda a elevar o nível técnico de nossas competições com as outras instituições”, cumprimenta o diretor-presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde.

A principal conquista da UEM foi o primeiro lugar no judô (masculino). O que garantiu a primeira colocação na classificação geral foram as posições intermediárias, a partir da segunda colocação. Com 133 integrantes, a UEM foi a segunda maior delegação, ficando atrás apenas da UEL, com 167 pessoas. Participou em quase todas modalidades, à exceção das equipes femininas no handebol e vôlei, somando pontos em cada uma.

Participaram desta edição do Jup’s, 23 instituições de ensino superior, com mais de 1.500 atletas e dirigentes. Nas modalidades coletivas os campeões estão classificados automaticamente para representar o Paraná nas Olimpíadas Universitárias, de 14 a 23 de agosto, em Fortaleza, no Ceará. Já nas modalidades individuais os que alcançaram os melhores índices nas provas serão convidados a critério da Federação Paranaense de Desportos Universitários.