Os alunos do Instituto de Línguas e do Instituto de Estudos Japoneses da UEM, matriculados no segundo semestre de 2009 e com direito a descontos nas mensalidades dos cursos, podem solicitá-los até 7 de agosto. Os requerimentos devem ser entregues no Protocolo Geral. Quem já foi contemplado no primeiro semestre deste ano não precisa apresentar novo requerimento para o segundo semestre.

Poderão solicitar  55% de desconto nas mensalidades: servidor da UEM matriculado em curso de pós-graduação; acadêmico de curso de pós-graduação Stricto sensu matriculado como aluno regular na UEM; acadêmico de curso de graduação oferecido pela UEM, participante do PET, de Programas de Iniciação Científica e de Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão; e monitores bolsistas e voluntários. Poderão solicitar 38% de desconto nas mensalidades: acadêmico de curso de graduação matriculado na  UEM; servidor integrante do quadro de pessoal da UEM, não  matriculado em cursos de pós-graduação, servidor aposentado e adolescente estagiário; filho de servidor da UEM e filho de servidor aposentado. O aluno que reprovar perderá o direito ao desconto das mensalidades.

O prazo para pedir isenção das mensalidades também termina no dia 7 de agosto. Os requerimentos devem ser entregues no Protocolo Geral, com os dados preenchidos (nome, lotação, curso matriculado no ILG ou IEJ, semestre em que está cursando e outros), com cópia do comprovante de matrícula, anuência/indicação do responsável pela Unidade em que está lotado e declaração de freqüência e aproveitamento do último estágio cursado. A isenção é concedida para um servidor de cada unidade administrativa (REI, ASP, ASC, PJU, HUM, PAD, PEC, PEN, PPG, PRH, PCU, CCA, CCB, CCE, CCH, CCS, CSA E CTC). Ao contrário do pedido de desconto, o de isenção deve ser feito todo semestre.