O arquiteto André Augusto de Almeida Alves, professor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Maringá, participou do Concurso Público Nacional de Arquitetura, promovido pela Secretaria de Infra-Estrutura, Obras Públicas e Habitação do Estado do Acre. O objetivo deste concurso era a elaboração de projeto de arquitetura para o Planetário da cidade de Rio Branco. O projeto do professor André Alves ficou entre os cinco primeiros finalistas do concurso, que teve a participação de arquitetos de diferentes regiões do Brasil.

O resultado foi publicado na ata da comissão julgadora no dia 1º de junho de 2009. Em primeiro lugar ficou o projeto do arquiteto baiano, Gustavo Miranda Martins, que além de receber o prêmio de 6 mil reais, assinou o contrato de R$ 60 mil para elaboração do projeto completo e detalhado. Em segundo ficou o projeto de um arquiteto do Acre, que recebeu o prêmio de 4 mil, e em terceiro, o projeto de arquitetos paulistas, que receberam 2 mil reais.

O Planetário do Acre será construído no espaço antes ocupado pela lagoa de decantação da Ufac, no conjunto Universitário, em Rio Branco.  O espaço vai ser moderno com a tecnologia de projeção de ponta. A sala de projeção terá 60 cadeiras, incluindo seis lugares para pessoas com mobilidade reduzida e para obesos. No projeto, o Planetário vai possuir uma cúpula interna de nove metros de diâmetro e um espaço com telescópios de alta resolução e um espaço adequado para observação. Além de ambientes administrativos, sala de exposições, biblioteca dedicada à astronomia e lanchonete, a serem utilizados pelo público do planetário e de uma forma geral pelos usuários do Parque Linear do Tucuman, contexto mais amplo em que o planetário se inseria.  A área construída da edificação, estabelecida pelo edital, era de 523 m2.