Na última semana, foi realizado o Fórum Parfor das Licenciaturas em Música da Região Sul, uma realização da Universidade Estadual de Maringá (UEM), com a Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e Universidade Estadual de Londrina (UEL). O evento foi gestado durante o XII Encontro Regional da ABEM-SUL e V Fórum Catarinense de Educação Musical em maio deste ano em Itajaí-SC, devido à necessidade da área em institucionalizar as ações pedagógico-musicais e atender às determinações do Decreto 6.755, de 29 de janeiro de 2009, que trata da implantação de uma Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica (Parfor).

O Fórum teve por objetivo discutir diretrizes para a construção de projetos pedagógicos para a implementação da segunda licenciatura dos Cursos de Música da Região Sul. Estiveram representadas no evento as Universidades dos três Estados da Região Sul, contemplando universidades Federal, Estadual e particular.

O evento contou com a abertura da Pró-Reitora de Ensino da UEM, professora Edneia Rossi, que destacou a importância desta ação para discutir conjuntamente a elaboração de projetos pedagógicos para a segunda licenciatura e que pode “desencadear uma discussão nacional”. Além disso, frisou que a iniciativa poderá servir de modelo para outras instituições de ensino. Reconheceu que o grupo reunido, embora pequeno, era representativo para as discussões e encaminhamentos de uma política pública para a área de Educação Musical.

O presidente da ABEM, professor Sergio Figueiredo, lembrou o papel da Associação na efetivação de políticas de formação continuada do professor de música, e defendeu ações que fortalecem a música na escola. Na seqüência as professoras Magali Kleber (UEL) e Vânia Malagutti Fialho (UEM), apresentaram uma síntese dos documentos que norteiam o Plano de Ação Articulada, particularmente a Segunda Licenciatura.

Na ocasião a professora Magali Kleber compartilhou um projeto piloto de currículo desenvolvido na UEL, e a professora Helena Lopes apresentou o currículo do curso de licenciatura em música à distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Decidiu-se pela criação de um fórum on-line, utilizando a plataforma moodle, para a continuação das discussões. Além disso, ficou acordado que será feito um levantamento das instituições que aderiram ao Plano de Ação Articulada (Parfor), convidando-as a integrar este grupo. Foi unânime a constatação de que o evento favoreceu o olhar para os documentos legislativos de formação continuada em música, não havendo dúvidas de que os estudos realizados no evento contribuirão para outras ações pedagógico-musicais de formação docente.