O Núcleo de Processamento de Dados (NPD) da UEM recebeu, no dia 7 de agosto, 56 Switchs Gerenciáveis da marca CISCO. Os novos equipamentos foram adquiridos por meio dos recursos da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), no valor de aproximadamente R$429 mil. Esses equipamentos fazem parte de um projeto de modernização e ampliação da rede da UEM. 

Os Switchs vão substituir os antigos Hubs, que já não atendem às novas tecnologias que estão sendo implantadas no câmpus, bem como a ampliação dos pontos da rede. Antônio da Silva Martins Junior, chefe da Divisão de Suporte, explica que os Switchs e os Hubs são dispositivos que têm a função de interligar os computadores de uma rede local. A diferença entre os dispositivos está na capacidade que cada um tem de gerenciar o tráfego da rede: enquanto um Hub simplesmente transporta os dados entre um computador e outro, os Switchs, que estão sendo instalados, conseguem controlar o tráfego, priorizando o conteúdo. Assim, é possivel utilizar a rede para outros fins, como a transmissão de voz (telefônia IP) e video.

 Com a instalação desses novos Switchs, será concluída a terceira etapa da migração da antiga Rede ATM da UEM para a Rede GigabitEthernet, o que corresponde a aproximadamente 80% do total da rede de computadores da UEM. A velocidade da rede passa de 10Mbps para 100Mbps, para a conexão dos computadores, e de 150Mbps  para 1Gbps, na interligação entre os blocos do câmpus.