O Prêmio Jovem Cientista, instituído pelo CNPq em 1981, abriu inscrições para a sua vigésima quarta edição. Os objetivos da iniciativa são: promover a reflexão e a pesquisa, revelar talentos e investir em estudantes e profissionais que procuram alternativas para os problemas brasileiros.

O Prêmio conta com a parceria da Fundação Roberto Marinho e da Gerdau. O tema da XXIV edição é Energia e Meio Ambiente – soluções para o futuro. Serão premiados trabalhos nas categorias Graduado, Estudante do Ensino Superior, Estudante do Ensino Médio e Mérito Institucional. Os vencedores receberão R$150 mil e computadores, além da concessão de bolsas de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado ou Pós-Doutorado. A universidade e a escola de ensino médio premiadas na categoria Mérito Institucional recebem R$30 mil, cada uma.

A data limite para envio dos trabalhos é de 30 de junho de 2010. O regulamento e demais informações poderão ser obtidas no endereço: www.unesco.org.br ou www.jovemcientista.cnpq.br. Outras informações pelos telefones (61) 2108-9410/9409/4574 ou pelo e-mail: premios@cnpq.br.