O Hospital Universitário Regional de Maringá elegeu o novo Conselho Local de Saúde do HUM para gestão 2009/2010, composto de 16 membros.

A eleição ocorreu durante a II Conferência Local de Saúde do Hospital, realizada na última quarta-feira (2), com a participação de 76 pessoas, sendo trabalhadores da área da saúde, gestor Municipal, administração do HUM e entidades de usuários de Maringá e Região.

O evento teve como tema HUM - 20 anos de serviços prestados ao SUS: conquistas e desafios. A Conferência superou as expectativas, não apenas pelo número de participantes, mas pelo interesse demonstrado por todos nas discussões dos temas relacionados.

O tema do evento foi abordado, na abertura, pelo superintendente do HUM,  Jose Carlos Amador. O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Maringá, Antonio Pitol, falou sobre o tema Controle Social.

Ainda durante a Conferência, quatro teses foram apresentadas aos grupos para discussão e aprovação: HUM – 20 anos de serviços prestados ao SUS: conquistas e desafios; A Política Nacional de Humanização e o Acolhimento com a Classificação de Risco; Centro de Referência de Oncologia; e Política Estadual do Sangue e Hemoderivados.

Vale ressaltar  que haverá Plenária dos Prestadores de Serviços do SUS, no próximo dia 17, às 19 horas, no auditório Helio Moreira, Prefeitura Municipal, quando será importante a participação de muitos funcionários do HUM, para que o hospital possa garantir sua presença nas conferências Municipal e Estadual de Saúde, em outubro, e pleitear vagas nos respectivos Conselhos de Saúde.