Pelo segundo ano consecutivo, Edson Ikeda traz seus trabalhos para apreciação das pessoas no Museu da Bacia do Paraná, localizado no câmpus da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Este ano, o conjunto de obras ganhou o nome de Arte & Gente. A exposição será aberta nesta quinta-feira (17).

Ikeda é engenheiro químico, mestre em Química e professor do Departamento de Engenharia Civil da UEM. Auto-didata, desenha e pinta desde os 11 anos. Atualmente, faz aulas de pintura no ateliê Empório das Artes, onde vem aperfeiçoando técnicas de pintura a óleo, acrílicas e, mais recentemente desenvolvendo-se nas técnicas, de pintura em porcelana. Em 2008, Ikeda dividiu o espaço do MBP com Fernanda Simões, na busca pela Contemplação, e apresentou telas, pintura em porcelana e algumas esculturas. Agora, se propõe apresentar em seu trabalho as relações da arte com as pessoas.

“Pela arte podemos decorar o mundo, espelhá-lo, explicá-lo e descrevê-lo. A arte permite ainda contar histórias, fatos. Retratar pessoas ou seu cotidiano depende da sensibilidade de nossa percepção. Diferentes ações e gestos, às vezes tão banais, tão corriqueiros, podem se tornar imortais em uma tela. Como vemos o mundo depende da nossa experiência e do nosso conhecimento, dos nossos conceitos e preconceitos, permitindo-nos um olhar objetivo; livre dos rótulos: gente nova, gente velha, gente pobre, gente rica, gente santa, gente má, gente boa... podemos voltar nossos olhares simplesmente para a gente humana, gente e expressão. Arte e Gente reúne um pouco deste olhar, olhar no universo humano”, explica o artista.

A exposição reúne pinturas a óleo e esculturas. Fica no MBP de 17 a 30 deste mês. Os interessados podem agendar visitas para escolas e grupos de turistas. O horário de visitação é das 8h às 11h e 13h às 17horas, de segunda a sexta-feira. É possível visitar a mostra no horário noturno com agendamento prévio. O telefone de contato é o (44) 3261-4294.