O 1º Simpósio Nacional de Recursos Tecnológicos Aplicados à Cartografia e a 28ª Semana da Geografia da UEM foram realizados de 21 a 25 deste mês. Durante a solenidade de abertura, a chefe-adjunta do Departamento de Geografia, Deise Regina Elias Queiroz, comentou a importância dos eventos e disse que esperava que a discussão sobre a cartografia pudesse mudar o olhar dos alunos sobre essa área. A coordenadora do curso, Yolanda Shizue Aoki, ressaltou a grande participação dos alunos nos eventos (216 inscritos e 36 trabalhos apresentados).

Já o coordenador dos eventos, Fernando de Paula Santil, desejou boas-vindas a todos e sucesso nas atividades. Destacou que a importância dos eventos está pautada na questão do uso de recursos tecnológicos aplicados ao ensino e à formação profissional do geógrafo.

A palestra de abertura foi proferida pela professora Ruth Emilia Nogueira,da Universidade Federal de Santa Catarina. Ela falou sobre Representação, Comunicação e Visualização Cartográfica. Ainda foram debatidos temas como Exercício Profissional do Geógrafo Egresso da UEM em Geotecnologias e Recursos Tecnológicos Aplicados à Cartografia. Os eventos foram promovidos pelo Departamento de Geografia, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Geografia.