A UEM será representada no Torneio GYM Brasil 2009, que começa nesta sexta-feira e segue até domingo, dia 25, na cidade de Nova Friburgo no Rio de Janeiro. A participação da UEM se dará através da Companhia Gímnica, grupo integrado por acadêmicos do Departamento de Educação Física, e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, associado entre as Universidades de Maringá e Londrina. A coordenação é das professoras Ieda Parra Barbosa Rinaldi e Roseli Selicani Teixeira.

O Torneio será uma seletiva para a Gymnaestrada, evento internacional realizado a cada quatro anos e que reúne ginastas de todo o mundo. A próxima edição será em 2011, em Lousanne, na Suíça. Vale lembrar que, em 2007, a Companhia Gímnica representou o Brasil no Gymnaestrada realizado na Áustria. “Essas participações tem projetado a UEM em nível nacional e mundial”, avalia Roseli Teixeira, enfatizando a importância da seletiva nacional em Nova Friburgo, uma vez que ela poderá conceder o passaporte do grupo para o evento na Suíça.

No Brasil, a Companhia Gímnica representa a UEM em diversos eventos socializando conhecimentos construídos por meio de apresentação de trabalhos científicos, realização de oficinas e apresentações coreográficas em escolas da rede pública e privada de Maringá e região.