O Programa de Apoio a Professores Brasileiros da Fundação Carolina, da Espanha, selecionou dois professores da UEM para desenvolver pesquisas durante três meses em universidades espanholas. A professora Eliane Maio, do Departamento de Teoria e Prática da Educação, ficará na Universidade de Alcalá, em Guadalajara. Desenvolverá o projeto Estudo sobre Educação Sexual e de Gênero nos Documentos Oficiais, Programas e na Realidade Espanhola e Desenho de um Programa de Formação para Professores/as do Brasil. O professor Carlos Sica, do Departamento de Informática, ficará na Universidade de Almeria, no Sul da Espanha. O seu projeto é o Abrangência e Influência da UEM no Modo de vida das Pessoas de Maringá, e em Outras Cidades, Estados e Países. Eliane Maio parte para Espanha no dia 25 de novembro e Carlos Sica, em 30 de novembro.

Segundo Maio, os Parâmetros Curriculares Nacionais, elaborados em 1997, pelo Ministério de Educação e Cultura, apregoam que a sexualidade deve ser um conteúdo trabalhado na escola. “Porém, o que se observa é que essa efetivação ainda não acontece na maioria das escolas brasileiras, públicas ou privadas. Esses documentos foram elaborados a partir dos registros da realidade espanhola”.

A pesquisa de Sica busca estudar o fluxo dos acadêmicos que passam pela UEM, de onde vêm e para onde vão esses alunos. O professor explica que o trabalho permitirá descobrir qual o papel da universidade na vida das pessoas, determinando o universo que a instituição promove no fluxo transitório humano. O projeto tem parceria da Assessoria de Planejamento da UEM e vislumbra a possibilidade de propor novos planos a partir das descobertas que serão realizadas.