Um olhar acima das nuvens é o tema da exposição que o Museu da Bacia do Paraná (MBP) apresenta, no período de 5 a 14 de novembro. Os trabalhos são do servidor da UEM, Afonso Suriano.

Afonso Francisco Suriano nasceu em 2 de agosto, na cidade de Goioerê-PR, mas foi criado entre as cidades de São Paulo e Maringá. Suas atividades profissionais foram desenvolvidas nos mais diversos ramos, entre eles: serviços gráficos, vigilante bancário, agente de segurança escolar, agente de saúde no Programa Saúde da Família. Desde 2003, ele é agente de segurança interna da UEM.

Com o nascimento do seu primeiro filho, André, em 1980, iniciou o desejo de registro, e, como todo pai coruja, fotografava tudo e de diversas formas. A máquina usada a princípio era uma Xereta, bem simples. Daí em diante, nunca mais parou de capturar paisagens. “Muitas são agradáveis aos olhos e outras desagradáveis. Mas são necessárias para que possamos modificar o quadro”, diz.

A exposição - As obras em exposição no MBP registram uma viagem aérea do fotógrafo a Curitiba, em julho deste ano. São fotos tiradas acima das nuvens, que marcam a inauguração da nova câmera fotográfica, uma Cânon Power A400.

Segundo Suriano “a nuvem aparenta uma estrada de gelo no pólo norte, contemplamos a obra da criação de Deus, os raios solares, as estrelas; enxergamos o quanto é pequeno, olhando lá do alto, as montanhas, os riachos e os lagos. Quanta coisa era muito mais bela, mas o homem vive estragando o que Deus fez”. E continua suas reflexões sobre a criação: “ao entardecer o por do sol é tímido e a possibilidade de transformação esta em nossas mãos, a partir do olhar que depositamos em nosso meio”.

Algumas fotos trazem pequenos detalhes de um viajante observador, com os pés no chão. São registros com um olhar diferenciado. Um exemplo é a imagem de pessoas conversando ao lado de um desenho de uma flor, na calçada de um hotel em Curitiba-PR.

O Museu da Bacia do Paraná, onde está a exposição “Um olhar acima das nuvens”, fica na Avenida Colombo, 5790 – Bloco Q02 (próximo do prédio da reitoria). Visitas para escolas e/ou grupos de turistas podem ser agendadas. Os horários de visitação são de 8h às 11h e 13 às 17horas, de segunda a sexta-feira. É possível ver a mostra no horário noturno e nos finais de semana fazendo agendamento prévio. O telefone de contato do MBP é o (44) 3261-4294.