A superintendência do Hospital Universitário Regional de Maringá entregou, nesta segunda-feira (26), ao reitor Décio Sperandio, ofício solicitando que o HUM passe a ser denominado Doutor Said Felício Ferreira, em homenagem ao ex-prefeito falecido no último dia 4 de julho.
No documento, assinado pelo superintendente José Carlos Amador e pela chefe do Departamento de Medicina, Ana Maria Silveira Machado de Moraes, tanto a direção do hospital quanto a chefia do DMD lembram que Said Ferreira foi o responsável, junto com ex-reitores e os órgãos colegiados da UEM, pela implantação do HUM e pela criação, em 1988, dos cursos de Odontologia e Medicina na UEM.
Lembram, ainda, que a criação dos dois cursos fez com que a saúde pública do município fosse profundamente favorecida. “O HUM, que entrou em funcionamento no dia 20 de janeiro de 1989, e que no início era apenas um pronto-socorro, atendendo somente casos de emergência, cresceu e se estruturou, passando a oferecer apoio à assistência à saúde de Maringá e região”, diz trecho do documento.
Os proponentes da homenagem também assinalam que o ex-prefeito teve uma atuação primordial para a criação e consolidação dos dois cursos, não poupando esforços, como deputado estadual, entre 1991 e 1992, ao propor diversas emendas ao orçamento da União para o repasse de verba para o hospital e para a Clínica Odontológica.
Ao término do ofício, os signatários do documento atribuem a Said Ferreira, em razão das inúmeras ações e medidas tomadas em prol da UEM, “uma visão futurista, de justiça, de inteligência, de sensibilidade e de imensa vontade política de um grande homem público”.
Para Sperandio, a solicitação conta com o apoio incondicional da Reitoria, que entende que a homenagem “é extremamente justa, pela contribuição relevante que Said Ferreira propiciou à área de saúde da Universidade”.
O reitor vai pedir a abertura de processo e dar início à tramitação do pedido, encaminhando-o, posteriormente, ao Conselho Universitário (COU) para apreciação.
Amador e Ana Maria estavam acompanhados pela chefe-ajunta do Departamento de Psicologia, Rozilda das Neves Alves, e pelo professor Hélio Terada, representando a chefia do Departamento de Odontologia.