Daniele Kazama, Geraldo Tadeu dos Santos e Enori Barbieri (secretário da Agricultura de Santa Catarina)O trabalho de Daniele Cristina da Silva Kazama, ex-aluna do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UEM, foi premiado no IV Congresso Brasileiro da Qualidade do Leite, como a melhor tese de doutorado na área de qualidade do leite. O evento foi realizado de 22 a 24 de setembro, em Florianópolis. Além do certificado, Kazama recebeu um laptop. Intitulada Antioxidantes e Ácidos Graxos Poli-Insaturados no Leite de Vacas em Lactação em Resposta à Ingestão de Linhaça, a tese foi orientada pelo professor Geraldo Tadeu dos Santos e defendida em 2009.

Em seu trabalho, Kazama desenvolveu estudos in vitro em laboratório e in vivo com vacas em lactação para avaliar o potencial da linhaça em grãos em transferir lignanas mamíferas (que são os antioxidantes da casca da linhaça) para o leite. Descobriu que o fornecimento de linhaça inteira não alterou a concentração de enterolactona (antioxidante) no leite em comparação aos sais de cálcio. Tanto a microflora ruminal como a fecal foram capazes de transformar lignanas vegetais em lignanas mamíferas. Explica que a casca de linhaça foi uma boa estratégia para melhorar a composição em ácidos graxos e aumentar a concentração de enterolactona no leite. Sais de cálcio de óleo de linhaça causaram depressão na gordura do leite e grãos de linhaça inteiros não alteraram a concentração de enterolactona no leite.

O evento reuniu cerca de mil participantes entre médicos veterinários, zootecnistas, engenheiros de alimentos, nutricionistas, industriais, estudantes e profissionais das mais diversas áreas do Brasil e de outros países. Dividido em três linhas de discussão: leite – produção com qualidade; leite – alimento para a humanidade; leite – qualidade que gera lucros. Foram tratados assuntos relacionados com a produção leiteira no Brasil e no mundo, desenvolvimento tecnológico do segmento, leite como alimento humano, qualidade da industrialização, agricultura familiar e legislação vigente quanto à sua produção, entre outros.