A UEM promove o Workshop Internacional Partejar: arte, ciência, ofício e paixão, nesta sexta-feira e sábado (19 e 20), no bloco C-67. As atividades serão conduzidas por Mary Zwart, parteira holandesa independente, graduada na Escola de Parteiras de Amsterdã, com treinamento em Enfermagem no Hospital Acadêmico de Leiden. Desde 2000, participa do Movimento de Humanização do Parto no Brasil e, desde 1006, está envolvida em mudanças nos cuidados perinatais em Portugal. É fundadora da Escola Perinatal Europeia, membro do Fórum Europeu de Cuidados Primários, representante internacional da Iniciativa Amiga da Mãe e do Bebê.
Partejar significa servir de parteiro (a), socorrer ou auxiliar parturientes, parir, conceber. E o curso, na sexta-feira, a partir das 19 horas, vai mostrar os modelos de cuidados e a atuação da enfermeira obstetra, neonatal e obstetriz na atenção ao parto e nascimento e como fazer a diferença e resgatar o cuidado na sua essência. No sábado, a partir das 8h30, os temas são Assistência ao Parto no Mundo: relato de experiências, condições de assistência e risco reprodutivo; O Primeiro Contato entre Mãe-Bebê e Família: fortalecendo o “momento dourado”; Como Fortalecer o Momento; Para Além do Direito ao Acompanhante: acolhendo e integrando o/a acompanhante no parto; e Sonhos Rompidos: como agir em situações adversas no momento do parto.
As inscrições serão aceitas no local do evento às 18 horas. A taxa é de R$ 10 para estudantes e de R$ 20 para os demais. O evento conta com parceria do Hospital Universitário/UEM, Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial e Gesta Maringá (Grupo de Apoio à Gestante e ao Parto Ativo). Outras informações pelo fone 3011-4318.