A UEM tem mais um curso de doutorado aprovado pela Capes, agora em Letras. O anúncio oficial foi feito há duas semanas. O Programa de Pós-Graduação em Letras funciona desde 1997 em nível de mestrado. O projeto do curso de doutorado é fruto de um trabalho de equipe, organizado pela atual coordenadora do PPL, professora Lúcia Osana Zolim, e pelo ex-coordenador, Edson Carlos Romualdo. Hoje, ainda conta com a atuação da coordenadora adjunta, Sônia Lopes Benites.
Os três estiveram presentes nesta quarta-feira (24), na Reitoria da UEM, para dar a notícia oficialmente ao reitor Julio Prates Santiago Filho (foto), acompanhados pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Mauro Ravagnani, e pelo diretor de Pós-Graduação, Carlos Alberto Scpaim.
Para o reitor, “a aprovação desse doutorado é uma conquista da UEM e propiciará a consolidação da área na formação de pessoas”. A expectativa, segundo a coordenadora, é que o Programa ganhe um salto qualitativo, com a ampliação na oferta de disciplinas e contratação de sete novos professores.
Recomendado com conceito 4 pela Capes, o Programa oferece duas áreas de concentração, subdivididas em três linhas de pesquisa cada. Estudos Lingüísticos se subdivide em Estudos do Texto e do Discurso; Ensino e Aprendizagem de Línguas; e Descrição Lingüística. Estudos Literários tem Campo Literário e Formação do Leitor, Literatura e Historicidade e Literatura e Construção de Identidades como linhas de pesquisa.
A coordenadora Lúcia Zolim destaca que a aprovação do doutorado se deveu a vários fatores, como a produção científica e da pesquisa já realizada no curso de mestrado. “Mas, agora, teremos condições de avançar, celebrando novos convênios com outras instituições brasileiras e internacionais, por exemplo.”
As inscrições para a primeira turma do doutorado em Letras da UEM será realizada no primeiro semestre de 2011 e as aulas terão início no segundo semestre. Serão oferecidas 10 vagas, cinco em cada área de concentração.