A Câmara Municipal de Maringá irá conceder o título de Cidadão Benemérito a Luiz Roberto Evangelista, professor do Departamento de Física (DFI) da UEM. A solenidade será realizada nesta quinta-feira (9), no plenário da Câmara, às 19h30. Nascido em Maringá, em 1958, Evangelista é pós-doutor em Física pela Universidade italiana Politecnico di Torino, onde também atuou como professor visitante de 1991 a 1994.
Atualmente é professor titular na área de Física Teórica do DFI e pesquisador nível 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Dentre os vários temas em que atua, destacam-se as pesquisas na linha de propriedades elásticas e efeitos de surperfície em cristais líquidos.
Evangelista também é membro da Sociedade Internacional de Cristais Líquidos, do Comitê Internacional da Conferência Européia de Cristais Líquidos e do Comitê Científico do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Fluídos Complexos.
Sua produção científica chama atenção. Já são dois livros publicados fora do Brasil e mais de 110 artigos publicados em periódicos internacionais de alto fator de impacto, além de colaborações científicas com cientistas de vários países, como Itália, França, Índia, Suécia, Romênia e Rússia.
O professora da UEM explica que essa homenagem teve início quase que por acaso, originando de uma conversa informal com um jornalista da cidade. Na ocasião, ele falava da sua trajetória como cidadão maringaense e como pesquisador. O jornalista entusiasmou-se com os relatos e decidiu levar a ideia do título ao vereador Humberto Henrique (PT), que apresentou a proposta, aprovada por unanimidade, na Câmara. E o resultado está aí.
O professor diz que irá receber o título como pesquisador e membro da academia, mas também como integrante de uma numerosa família de pioneiros, imigrantes italianos que ajudaram a construir a história dessa cidade. Os bisavós de Evangelista vieram da Itália, no início do século passado. Os pais do professor se estabeleceram em Maringá, em 1951, depois dos tios, que chegaram na metade da década de 1940.