Foram anunciadas na manhã desta quinta-feira (12), duas medidas que beneficiam as Instituições de Ensino Superior do Paraná (IES): a nomeação de professores e agentes universitários, e a regularização do repasse de recursos para as Universidades. O assessor de Planejamento do Ensino Superior do Paraná e ex-reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Décio Sperandio, informou que o governador Beto Richa assinou a nomeação de 86 docentes e 54 agentes universitários nesta manhã. Destes, 46 professores, irão para o PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional), e cinco técnicos são para a UEM.
A outra novidade é que o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Neto, e o secretário de Fazenda, Luiz Carlos Hauly, anunciaram que vão regularizar o repasse de recursos de custeio para a IES. Até agora, nenhuma verba neste sentido foi enviada para as Universidades. A previsão é que sejam depositados R$ 300 mil semanalmente até a regularização.
Conquistas - Para a vice-reitora da UEM, Neusa Altoé, o repasse da verba de custeio permitirá que a Universidade possa trabalhar normalmente, sem sobressaltos, atendendo às demandas do ensino, pesquisa e extensão. Segundo ela, a regularização do repasse fará também com que a UEM possa planejar suas ações.
Sobre as nomeações dos servidores, a vice-reitora entende que a decisão atende à ansiedade dos departamentos e dos centros, além deixar os alunos mais tranqüilos. Com as nomeações, Neusa entende que a UEM possa atender melhor as demandas do ensino.
A vice-reitora aproveitou para agradecer o governo por estas decisões e também por ter encaminhado para a Assembléia Legislativa a proposta de reposição salarial de 6,5% sobre os salários do funcionalismo.