Neste sábado (18), comemora-se o Dia do Químico. Esta data foi escolhida porque em 18 de junho do ano de 1956 foi criado o Conselho Federal de Química, juntamente com os Conselhos Regionais de Química. Mas a profissão de Químico é um pouco mais antiga e foi regulamentada no Brasil em 1934.
Segundo o chefe do Departamento de Química, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Edvani Curti Muniz , e a chefe-adjunta do DQI, Elza Suleli Andreotti, no momento que vivemos, neste início do século 21, o Brasil passa por uma forte transformação passando a figurar entre os países com bases econômica e tecnológica consistentes. É a sétima economia mundial e possui um dos mais importantes parques industriais químicos. As reuniões anuais da Sociedade Brasileira de Química têm mostrado o dinamismo da Química no Brasil. Na reunião realizada neste ano (2011), em que se comemora também o Ano Internacional da Química, foram mais de 4,5 mil participantes com cerca de 4 mil trabalhos abrangendo todas as áreas da química.
O programa de Pós-graduação em Química da UEM, que funciona desde 1987, está entre os mais importantes, com conceito 5 na CAPES, em níveis de Mestrado e Doutorado. O programa já formou, nestes 24 anos de funcionamento, 242 Mestres e 49 Doutores. Os cursos de graduação em Química da UEM (Licenciatura Química desde 1970 e Bacharelado em Química desde 1986) já formaram, desde seu início, 991 Licenciados e/ou Bacharéis.
O Químico atua por meio da análise de substâncias (ou materiais) já existentes e da síntese novas substâncias (ou materiais). Também é da atuação do Químico propor aplicações destes materiais para a melhoria da qualidade de vida e para a preservação do meio ambiente. As atividades realizadas por este profissional vão desde o desenvolvimento de produtos, controle de processos químicos, tratamento de resíduos industriais, saneamento básico, gestão e planejamento ambiental e direção de empresas.
A Química em si é o material de trabalho do Químico: o estudo da matéria, de sua composição e de suas transformações. A química está presente em quase todas as indústrias. Através dela é possível fabricar vários produtos como: cosméticos, tintas, remédios, fertilizantes, materiais plásticos, industrializar o petróleo, dentre muitos outros.