A professora Sandra de Cássia Araújo Pelegrini, do Departamento de História, será a nova coordenadora do Museu da Bacia do Paraná da Universidade Estadual de Maringá (MBP/UEM) a partir desta quinta-feira, dia 28. Pelegrini é mestre em História pela Unesp e doutora em História Social pela USP. Atua nas linhas de pesquisa Fronteiras, Populações e Bens Culturais. A solenidade de posse será às 14 horas no Museu. Ela substitui o professor Sergio Luiz Thomaz que está se aposentando e participou da criação, estruturação e coordenação do setor. Thomaz veio a Maringá em 1979 a convite do então reitor Neumar Godoy.

Inicialmente, o acervo era composto por uma coleção entomológica cedida pelo Departamento de Biologia. O Museu foi instalado ao lado do Instituto de Línguas, fundos do Instituto Estadual de Educação de Maringá, já sob a coordenação de Thomaz. Posteriormente, a sede foi transferida para uma casa alugada na Rua Vaz Caminha, quando houve a inauguração oficial do Museu no dia 5 de maio de 1982. A sede definitiva foi instalada na primeira casa construída em Maringá, doada pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. A casa foi desmontada e remontada exatamente como era. A CMNP também repassou para a UEM paineis fotográficos, documentos, álbuns fotográficos, aparelhos topográficos, equipamentos de escritórios, fragmentos de troncos vegetais, entre outros. A nova instalação, ao lado do prédio da Reitoria, foi inaugurada no dia 14 de abril de 1984.