Os vereadores irão homenagear, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (4), com início às 16 horas, o curso de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) pelos seus cinqüenta anos de criação. Caberá ao chefe do departamento de Economia, Nilmen Salles, receber o brasão do Município, contendo mensagem legislativa. A primeira turma de Ciências Econômicas foi criada em 1961, na ainda Faculdade Estadual de Ciências Econômicas, criada em 1959. O grupo foi o primeiro a desenhar o que, hoje, é a UEM.
A instituição se uniu a duas outras - Faculdade Estadual de Direito e Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, criadas em 1966 – fazendo surgir a UEM, que reuniu os sete cursos oferecidos pelas três: Ciências Econômicas, Direito, História, Geografia, Ciências do 1º Grau, Letras Anglo-Portuguesas e Letras Franco-Portuguesas.
A homenagem do Legislativo pelo jubileu de ouro do curso de Economia foi proposta pelo vereador Mário Verri (PT), que destacou a importante contribuição do curso na formação de milhares de profissionais que atuam nos mais diversos setores e atividades. No requerimento subscrito e assinado pelos demais vereadores, Verri ressaltou ainda o elevado conceito do curso de Economia junto à sociedade em função da qualificação do quadro docente e da estrutura oferecida aos estudantes.
Durante a sessão, o professor Nilmen Salles ocupará a tribuna para discorrer sobre a história do departamento de Economia, que foi o embrião da UEM.