Começou, na última terça-feira (9), o VI Curso Internacional de Cooperativismo e Desenvolvimento Rural, realizado pelo Departamento de Agronomia (DAG) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) pela Universidade de Alicante (UA), Espanha. As aulas serão ministradas em módulos à noite na UEM, no bloco C-67, abordando conhecimentos de diferentes áreas e escolas de pensamento sobre o cooperativismo e o desenvolvimento rural, contrastando experiências brasileiras e estrangeiras.
O curso é dividido em dois módulos. A primeira etapa se encerra na noite dessa quinta-feira (11), com a palestra sobre Cooperativa Integrada no Contexto do Cooperativismo Paranaense, ministrada pelo engenheiro agrônomo e assessor de cooperativismo da Cooperativa Agroindustrial Integrada, Ademar Ajimura.
O segundo módulo ocorre de terça a quinta (16 a 18) da próxima semana, abordando os temas: A Importância das Cooperativas Espanholas no Turismo Rural, Produtor Rural e Cooperativo Agropecuária e As Cooperativas Agrárias e o Desenvolvimento Local e Regional: experiências em Santander, Colômbia. A Universidade Estadual de Maringá, Universidade de Alicante, a Cooperativa Agroindustrial Integrada, o Departamento de Economia da UEM, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Universidad Javeriana de Bogotá, Colômbia são as entidades envolvidas no evento, esse ano.
O convênio entre UEM e UA iniciou em 2003. De lá para cá, foram realizados 11 cursos internacionais, sendo 6 em Maringá e 5 em Alicante, com um total de 1286 participantes. Durante esse período, 37 professores ministraram cursos ou palestras, além da presença de 22 dirigentes cooperativos discutindo e apresentando suas experiências profissionais. Os países envolvidos nos cursos foram Espanha, Brasil, Chile, Uruguai, Argentina, Cuba, Venezuela, Colômbia e México.
Outras informações pelo telefone (44) 3011-8921, com o coordenador do curso, professor Osvaldo Hidalgo da Silva ou pelos e-mails ohsilva@uem.br ou ohsilva@gmail.com