O Hospital Universitário de Maringá promove, de 10 a 14 deste mês, a Semana da Criança, com o tema geral Promoção da Saúde da Criança. Estão programadas diversas atividades culturais e de lazer para crianças em atendimento ambulatorial e internadas. Elas também terão uma alimentação diferenciada. O objetivo é estimular a saúde mental e a educação e recuperar a saúde física. A abertura será comandada pelo diretor superintendente José Carlos Amador a partir das 13h30 da próxima segunda-feira.

Entre as atividades, estão oficinas pedagógicas, anjos de patas, apresentação de violino e de fantoches, pinta a cara, fotos com as crianças, kit lanche, contador de histórias, pintura livre em cavaletes, varal de literatura, médicos da graça, oficina de bonecos, brincando de médico e pedagogia hospitalar, que serão realizadas das 13h30 às 17h30 durante a semana de acordo com um cronograma.

Segundo a comissão organizadora do evento, o HU é um hospital amigo da criança e sempre preocupado com o bem-estar deste ser social considerado um indivíduo em crescimento e em desenvolvimento, que necessita de proteção e carinho das pessoas que o cercam até atingir a maturidade. Resgatando a história da comemoração do Dia da Criança, a comissão lembra que cada país o comemora em data diferente. Comenta que a Organização Nações Unidas (ONU) reconhece como o Dia Universal das Crianças o dia 20 de novembro, por ser a data da aprovação da Declaração dos Direitos da Criança (1959). A maioria dos países o comemora no dia 1º de junho. No Brasil, o decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924, fixa 12 de outubro como Dia da Criança.

A Declaração dos Direitos da Criança foi uma conquista para as crianças, pois anterior a esta declaração havia um sistema estatal que induzia, estimulava, comandava a população a não enxergar as crianças. Estas eram consideradas seres objetos dos adultos e das autoridades, sem condição social, vistos e percebidos como adultos em miniatura, seres incompletos e sem capacidades. Foram necessários mais 30 anos, para se firmar o Tratado Internacional (1989), que efetiva os direitos das crianças e dos adolescentes como adultos do futuro, mas, fundamentalmente como cidadãos do presente.

Outras informações pelo fone 3011-9172 ou e-mail sec-atc@uem.br.