Reitor da UEM abre oficialmente o evento

Com 530 participantes, vindos de diferentes estados brasileiros e vários países, foi aberta, ontem (18) à noite, na Universidade Estadual de Maringá, a quarta edição do Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte. O evento, que é realizado a cada dois anos, costuma reunir importantes pesquisadores nacionais e internacionais, que nesta edição, irão debater principalmente questões ligadas aos Jogos Olímpicos de 2016. O tema esteve presente já na palestra de abertura, proferida pela professora Rejane Penna Pereira, assessora do Ministério dos Esportes, que falou de perspectivas e desafios.

 

Na opinião dela, o Brasil tem plenas condições de realizar uma boa Olimpíada, destacando-se não só pelo desempenho dos atletas, mas também na organização dos Jogos. Contudo, para isso é necessário o estabelecimento de objetivos claros e prioridades bem definidas. Como país sede, o Brasil está pré-classificado em todas as modalidades esportivas e essa oportunidade deve ser aproveitada desde que haja atletas de alto rendimento para competir.

Rejane falou da importância de revelar novos talentos, promovendo competições, nas quais os jovens possam ser observados e avaliados. Destacou ainda a necessidade de garantir treinamento e o acesso a materiais esportivos de alta performance para os jovens atletas com potencial revelado.

A assessora também lembrou que a realização de uma olimpíada envolve um incontável número de pessoas, gerando um impacto social importante, com oportunidades que se abrem para os mais diversos setores. Disse que a meta do governo é atingir o maior número de pessoas possível. Por último, lembrou que os Jogos também impulsionam a pesquisa científica em torno do esporte.

O Congresso segue até sexta-feira com apresentação de 248 trabalhos científicos. Para a palestra de encerramento, o convidado é Alberto Reppold  que irá falar sobre Legados Olímpicos e Brasil na Olimpíada 2016.  Doutor em Educação pela Universidade de Leeds, Inglaterra, ele é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano e coordena o Centro de Estudos Olímpicos. É membro da Academia Olímpica Brasileira e professor visitante da Academia Olímpica Internacional. A conferência terá início às 16h30, no Ginásio do Departamento de Educação Física da UEM, Bloco M07.

Na programação desta quinta-feira, o professor Victor Arufe Giraldez, da Universidade La Corunha, na Espanha, participa da mesa-redonda, às 8h30, abordando Comportamento Motor: desenvolvimento e aprendizagem desportivo-motora, Também na quinta-feira, às 10h30, outro grande especialista, o professor Jorge Olímpio Bento, da Universidade do Porto, Portugal, profere a conferência Esporte Educacional. Nesse mesmo dia, às 19h30, Bento profere, juntamente com os professores José Pereira de Melo (UFRN) e Evando Moreira (UFMT), a palestra Esporte Eduacional: formação de valores humanos pelo esporte. A programação completa pode ser vista no site www.def.uem.br/cipe2011.