O modelo de questionário utilizado pela UEM para identificar o perfil de vulnerabilidade socioeconômica dos estudantes que ingressam na instituição está sendo usado como referência pelas demais universidades estaduais, conforme se discutiu, ontem (16), na 4ª Reunião do Fórum de Assistência Estudantil das Universidades Estaduais Públicas do Paraná, realizada na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em Jacarezinho.
Além de debaterem a aplicação do questionário, com informações levantadas pela Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU), em relação aos aprovados nos vestibulares, os participantes da reunião, coordenada pelo professor André Gasparetto, assessor de assistência estudantil da UEM, discutiram a questão da recepção aos calouros nas IES em 2012.
Eles discutiram um modelo de recepção, a partir da proposta apresentada pela UEM, que leva em conta a determinação do Ministério da Educação (MEC) de pontuar, a partir de 2012, para fins de ranqueamento dos cursos, as ações desenvolvidas pelas instituições de ensino superior visando coibir o trote violento.
O reitor Eduardo Meneghel Rando e o diretor de Cultura da UENP, Danilo Júnior de Oliveira, estiveram presentes no evento. Além de representantes da UENP e da UEM, o encontro reuniu, ainda, representantes da assistência estudantil da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A próxima reunião do Fórum ocorrerá no dia 16 de dezembro, por meio de uma discussão pela web.