Como no fim de ano o número de atendimentos no Pronto Socorro do Hospital Universitário Regional de Maringá aumenta em cerca de 30%, causando lotação ainda maior no PS, a direção do HU recomenda prudência para a população quanto aos hábitos de comportamento, especialmente em relação à ingestão de bebidas alcoólicas e de abusos na alimentação.
Segundo o superintendente José Carlos Amador, no período que compreende esta época muitos servidores do hospital saem de férias. No Departamento de Medicina, anexo ao HU, também é comum os professores tirarem folga.
“As pessoas costumam beber mais nas festas de fim de ano, mas a orientação é que bebam com responsabilidade e dirijam com cuidado, porque acontecem muitos acidentes”, diz Amador.
De acordo com a chefe da Divisão de Serviços Gerais, Maria Amélia Fernandes, o Pronto Socorro atende, em média, em torno de 3.200 pessoas por mês, mas, nesta época, chega a atender cerca de 4 mil pacientes, a maioria necessitados de tratamento ortopédico e cirúrgico.
Conforme ela, além da população normalmente assistida pelo hospital universitário, muitas pessoas que possuem plano de saúde acabam se dirigindo ao HU porque o médico do convênio não está na cidade.
A orientação da enfermeira é para que as pessoas procurem primeiro a unidade de saúde mais próxima, porque ela vai encaminhar o paciente ao hospital quando for o caso.
Maria Amélia esclarece que para casos de atendimento na área de pediatria existe o Pronto Atendimento da Zona Norte, com funcionamento 24 horas; e que para casos de atendimento clínico e de pediatria há o Hospital Municipal, também funcionando durante 24 horas por dia.
Para o hospital universitário devem ser encaminhados somente pacientes vítimas de trauma e casos cirúrgicos, já que o HU atende, no Pronto Socorro, ocorrências de urgência e emergência, como vítimas de acidentes automobilísticos, quedas, fraturas, ferimento por arma branca e ferimentos por arma de fogo.