A UEM promove, por meio do Centro Acadêmico e do Departamento de Filosofia, a I Reunião de Iniciação Científica de Filosofia, de segunda a quinta-feira desta semana, 26 a 29, no Dacese. A solenidade de abertura começou com a palestra Sobre a Pesquisa em Filosofia: uma iniciação, proferida pelo professor José Antonio Martins (UEM). Ele explicou a diferença entre a iniciação científica na Filosofia e a graduação e outros níveis de pós-graduação. Disse que a IC não se trata de reforço escolar nem reforço da educação e que possui suas peculiaridades e especificidades. Destacou que é o aprofundamento dos instrumentos de análises e estudo; é o aprender a manipular alguns instrumentos fundamentais na Filosofia.
Lembrou a necessidade de se recortar e delimitar o tema/problema a ser trabalhado, que normalmente surge de uma dificuldade, de uma angústia do autor em querer entendê-lo. Comentou que os processos envolvem a elaboração do projeto, o desenvolvimento das várias etapas da pesquisa e o resultado final. Para ele, a iniciação científica não é mais difícil que um pós-doc. Este, na sua opinião, é mais profundo em sua temática.
Serão ainda abordados temas como Arte e Embriaguez: a influência do deus Dionísio na filosofia estética de Nietzsche; O Papel da Arte no Processo de Humanização do Homem; Schopenhauer e a Tragédia à Luz de Nietzsche; Teoria da Linguagem em Nietzsche; Ciência e Religião no Epicurismo; O Mito das Raças de Hesíodo e as Três Classes da República de Platão; A Física como Base de Ética em Epicuro; A Ocorrência de Hybris na Tragédia de Édipo Rei de Sófocles; A Virtude da Prudência em Aristóteles.
Ainda na pauta, discussões sobre A Prova da Existência de Deus pela Via do Movimento em Tomás de Aquino; Tempo e Eternidade em Agostinho; A Existência Abandonada: a ideia de liberdade em ‘O Conceito de Angústia’ de Kierkegaard; Sobre a Politeia Mixis Méson de Aristóteles; A Noção de Corpo Próprio na Fenomenologia de M. Merleu-Ponty; Abordagem Histórica do Problema Mente-Corpo e o Advento do Naturalismo Biológicop; A Possibilidade de Espaço e Tempo na Estética Transcedental Kantiana; Crítica e Experiência na Fenomenologia da Percepção de Merleau-Ponty; Considerações Acerca do Sonho Surrealista e o Despertar na Obra de Walter Benjamin.
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