Destinado aos fumantes que desejam deixar o vício, os grupos prestam apoio com informações, estratégias e técnicas para se afastar do cigarro
O Projeto Tabagismo, que oferece tratamento aos usuários de tabaco por meio de diversas ações de prevenção, controle e apoio, aceita inscrições . Uma delas ocorre por meio de grupos de auxílio para fumantes que desejam abandonar o hábito.
As inscrições para a formação de novas turmas estão abertas. São 15 vagas disponíveis para cada grupo e as reuniões começam após o preenchimento delas.
Para participar, basta incluir o nome na lista no Ambulatório Médico e de Enfermagem ou no telefone (44) 3011-4266.
Os encontros serão às segundas e quintas-feiras, das 8h30 às 10 horas, e às quartas-feiras, das 19 às 21 horas, no Museu Dinâmico Interdisciplinar (Bloco O33).
As sessões, com duração de aproximadamente uma hora e meia, são divididas em quatro temas: entender os motivos que levam as pessoas a fumarem e os danos deste hábito à saúde; os primeiros dias sem o cigarro; técnicas para ultrapassar os obstáculos e permanecer sem fumar; e os benefícios de abandonar o vício.
Além disso, são realizadas três sessões de manutenção. No caso de o paciente não conseguir abandonar o vício, ele poderá participar de outras sessões.
Sobre o apoio
Nos grupos, a metodologia aplicada é a do Instituto Nacional de Câncer (Inca), utilizada para buscar as causas do hábito de fumar e a razão da dificuldade de deixar o vício. Técnicas e estratégias para se afastar do cigarro e informações sobre aspectos emocionais que influenciam ex-fumantes também são explorados.
A equipe de apoio é formada por psicólogo, médico, assistente social, nutricionista e dentista. Dependendo da avaliação destes profissionais, se houver necessidade, o participante do projeto poderá receber gratuitamente medicamento para auxiliar no enfrentamento dos sintomas de abstinência da nicotina.
*Jornalista residente pelo Programa de Residência Técnica, com supervisão da Assessoria de Comunicação