A Ordem homenageou decanos das dez faculdades de Direito mais antigas do PR. Entre os agraciados estão dois professores da UEM
Uma homenagem aos decanos do magistério das dez faculdades de Direito mais antigas do estado marcou o encerramento do II Encontro Estadual dos Professores de Direito do Paraná, no último dia 7. Entre os homenageados estão dois professores da UEM (Universidade Estadual de Maringá). São eles Luiz Alberto Araujo e Sonia Letícia de Mello Cardoso.
O evento foi promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR) por meio das comissões de Educação Jurídica e de Estágio e Exame de Ordem. O segundo dia do Encontro também foi marcado pelo lançamento do Prêmio de Boa Práticas de Educação Jurídica Aloísio Surgik.
“O Encontro foi oportuno e enriquecedor, um momento incomum para a troca de experiências entre os mais expressivos professores das 90 faculdades paranaenses de Direito convidadas”, avaliou o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha.
Coube à conselheira Marília Pedroso Xavier a homenagem aos decanos do magistério das faculdades de Direito. Em discurso a advogada ressaltou que o acelerado processo de conectividade e as novas mídias, não tem tornado fácil a tarefa dos docentes.
“Também não podemos esquecer as centenas de cursos brotando em todo o país. O fenômeno certamente é um dos causadores dessa nefasta precarização das relações de trabalho, mas não é o único. A própria reforma trabalhista encarrega-se de colocar o magistério em situação absolutamente dramática e fragilizada. Não se pode negar a existência de uma cultura de desvalorização dos mestres, banalizando-se o conhecimento que eles oferecem e desrespeitando o trabalho e a trajetória de quem se dedica com tanto afinco a disseminar o conhecimento fundamental para o exercício profissional”, prosseguiu.
“Diante de tantas adversidades não poderíamos deixar de homenagear estes profissionais, exemplos de dedicação. Esta homenagem procura demonstrar de forma genuína a nossa mais profunda gratidão”, frisou Marília.
Dever cumprido – Com 40 anos de docência nos departamentos de Direito da UEM, o professor Luiz Alberto Araujo é o terceiro decano mais antigo em atividade no Estado. Para ele, a láurea de agradecimento da OAB tem um significado especial por representar os milhares de alunos que ele ajudou a formar e que hoje são magistrados, estão no Ministério Público ou em escritórios de advocacia. “O sentimento é o do dever cumprido”, diz Araujo. Ele faz questão de destacar que embora a homenagem tenha sido pessoal, o reconhecimento é para a UEM. “É a nossa Universidade que está sendo valorizada”, finaliza.
Também receberam a homenagem os professores Wagner Rocha D’ Angelis (UTP), Celso Hiroshi Iocohama (Unipar), Marcos Antonio Campanelli (UEL), Gilberto Giacoia (UEMP), Manoel Caetano Ferreira Filho (UFPR), Luiz Fernando Bellinetti (UEL), Luís Alexandre Carta Winter (PUC-PR), Ubirajara Carlos Mendes (UEPG), Vicente Paulo Hajaki Ribas (UEPG), Elimar Szaniawski (UFPR), Eloete Camilli Oliveira (PUC-PR), Ezequias Losso (Unicuritiba) e Mansur Teófilo Mansur (Unicuritiba).
Fonte: OAB_PR