O pesquisador dedica seus estudos a temas como filosofia contemporânea, violência, comissão da verdade e direitos humanos
Nesta terça-feira (20), a aula inaugural da Licenciatura e do Mestrado em Filosofia da UEM (Universidade Estadual de Maringá) recebeu o pesquisador Edson Luis de Almeida Teles, do curso de Filosofia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ele dedica seus estudos a temas como filosofia contemporânea sobre violência, comissão da verdade e direitos humanos.
Teles abordou, durante o evento, a filosofia e os saberes não autorizados, que são aqueles não reconhecidos oficialmente. A partir deste problema, questionou se o estatuto dos direitos humanos contempla as demandas dos grupos sociais vulnerabilizados.
Destacou que os problemas de questões filosóficas contemporâneas influenciam a sociedade brasileira e citou o assassinato da vereadora Marielle Franco como um dos resultados dessa lógica de ação política que não leva em conta as demandas reais que surgem nos grupos.
Sobre o palestrante
O pesquisador coordena o FiloPol, núcleo de filosofia e política (Unifesp/CNPq), integra a Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos da Ditadura e dedica-se aos estudos dos processos políticos brasileiros.
O FiloPol realiza pesquisas sobre as questões políticas diante das experiências contemporâneas, com foco nos processos de criação e produção de subjetividades, em especial as que envolvam os movimentos sociais e atos e performances de resistência. O objetivo é partilhar o desafio de refletir sobre as mudanças por que passam as relações sociais nas suas múltiplas formas e sob um olhar transdisciplinar.