A Chapa 3 - Avançar e Inovar, dos professores Julio Damasceno e Ricardo Dias, obteve a maioria dos votos
A Chapa 3 - Avançar e Inovar, dos professores Julio Damasceno e Ricardo Dias, venceu as eleições para a reitoria da UEM (Universidade Estadual de Maringá) com a maioria dos votos válidos. Entre os 28.712 aptos a votar, 10.657 foram às urnas, número superior ao do primeiro turno.
O Conselho Universitário se reunirá no dia 10 de setembro para homologar os vencedores, que deverão ser nomeados pelo Governo do Estado. A posse dos novos dirigentes será no dia 10 de outubro, iniciando um mandato de quatro anos.
O reitor, Mauro Baesso, parabenizou a Comissão Eleitoral e toda a comunidade universitária e destacou que o processo democrático foi garantido em uma eleição em que houve a paridade e a não identificação dos votos.
A Chapa 3 - Avançar e Inovar recebeu 1.587,2 pontos, que contabilizam os votos proporcionalmente. Entre os votos válidos, foram 791 dos docentes, 767 dos técnicos universitários e 4.290 dos alunos.
Damasceno afirmou que o compromisso da nova gestão é com a comunidade universitária e também da região do interior do Paraná. “Continuaremos trabalhando para colocar a Universidade Estadual de Maringá dentre as melhores universidades do país, o que ela já é, mas consolidando para que seja cada vez mais respeitada no rol internacional. Assim, nós estaremos comprometidos com o desenvolvimento regional e local, criando oportunidades para as pessoas”, ressaltou.
A Chapa 2 - UEM de Todos, composta pelos professores Roberto Cuman e Leandro Vanalli, respectivamente nos cargos de reitor e vice, obteve 1.485,6 votos ponderados. Sendo 543 dos docentes, 1.107 dos técnicos universitários e 3.037 dos alunos.
O presidente da Comissão, Ricardo Gardiolo, agradeceu a participação de aproximadamente 500 pessoas que trabalharam durante todo o processo eleitoral e destacou que os candidatos mantiveram uma postura respeitável, honrosa e leal no primeiro e segundo turno.
Apuração dos votos
As mesas apuradoras foram instaladas no auditório Dacese, no câmpus sede, onde foram abertas as 40 urnas lacradas. Outra novidade que marca este pleito foi o sistema de apuração. Para evitar a identificação dos votos, as cédulas de duas ou mais urnas foram misturadas e então feita a contagem conjunta.
Acesse o site oficial das eleições para acompanhar informações sobre o processo eleitoral e os números finais da apuração.
Dados do primeiro turno
O primeiro turno das eleições para Reitoria da UEM ocorreu no dia 21 de agosto, momento em que três chapas disputaram os votos de docentes, discentes e agentes universitários. As Chapas 2 e 3 passaram com a maioria dos votos para a disputa das eleições em segundo turno.
A Chapa 2 - UEM de Todos, composta pelos professores Roberto Cuman e Leandro Vanalli, respectivamente nos cargos de reitor e vice, obteve 1.321,5 votos ponderados. Enquanto a Chapa 3 - Avançar e Inovar, dos candidatos a reitor Julio Damasceno e a vice-reitor Ricardo Dias, receberam 1.257,1 pontos. As candidatas pela Chapa 1 - UEM em Frente, professoras Ana Lúcia Rodrigues e Lilian Denise Mai, finalizaram a apuração com 384,9.
Dos 29.452 eleitores aptos a votar, compareceram às urnas 9.255, sendo 22 votos brancos e 72 nulos. Entre os 9.161 votos válidos, 1.326 são de docentes, 6.039 discentes e 1.796 técnicos.