A interrupção do transporte escolar pela Prefeitura de Sarandi foi a pauta do encontro
Clique aqui para ver outras fotos
O reitor e o vice-reitor da Universidade Estadual de Maringá, Julio Damasceno e Ricardo Dias, receberam acadêmicos integrantes do Diretório Central dos Estudantes. O encontro foi realizado no final da tarde desta terça-feira, dia 26, no Gabinete da Reitoria.
Na reunião foi discutida a decisão da administração municipal de Sarandi de interromper o serviço gratuito de transporte dos estudantes universitários para Maringá. A Prefeitura do município alega que cumpre uma recomendação do Ministério Público, mas o DCE defende que a medida irá comprometer seriamente a permanência dos alunos matriculados nos cursos noturnos.
O reitor e o vice-reitor se comprometeram a buscar uma solução pela via administrativa ou política, contando, se possível, com a ajuda dos deputados estaduais e federais da região e outras lideranças.
Cerca de 80 alunos matriculados na UEM e mais 170 de outras instituições privadas de ensino superior de Maringá dependem do serviço. Representantes desses alunos também participaram da reunião com a administração central da UEM. Eles alegaram que a ameaça do corte no serviço não é nova e desde que começou a circular já vinha causando um clima de tensão entre os alunos. Os estudantes disseram que o pedido de apoio à causa tem amparo na Política Institucional de Apoio e Permanência dos Estudantes, aprovada em julho do ano passado, que ampliou as condições de permanência dos universitários na UEM.
Destacando a preocupação com a situação desses alunos, o reitor disse que pretende abrir um canal de diálogo com o prefeito Walter Volpato na tentativa de encontrar uma solução rápida, visto que o ano letivo na UEM começa no dia 7 de março.
“É preciso lembrar a importância desses alunos concluírem a graduação e retornarem como profissionais para a cidade onde moram”, acrescentou.
O vice-reitor defendeu o esforço conjunto entre as instituições de ensino no sentido de colaborarem para a solução do impasse.
Também participaram da reunião, o chefe de Gabinete da Reitoria, José Antonio Martins; e o diretor de Cultura Rael Toffolo.
Um novo encontro ficou agendado para sexta-feira (1º de março), às 17 horas, na UEM, quando os alunos apresentarão o levantamento exato sobre o número de acadêmicos sem o transporte. Além disso, a Reitoria vai apresentar o atual cenário para a Universidade e as perspectivas para 2019.