artesanato

Evento terá, entre outras atrações, oficinas, rodas de conversa, comidas, brechó, cosméticos naturais e artesanato 

A Incubadora Unitrabalho (Fundação Universitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), está promovendo, hoje e amanhã (13 e 14), mais uma Feira de Economia Solidária, por meio do projeto “Quitutes e Belezuras: a identidade cultural regional refletida na alimentação e artesanato".

Em sua quarta edição, a Feira Ecosol ocorre das 8 às 18 horas, no estacionamento ao lado do Restaurante Universitário (RU) da UEM, como parte da programação de atividades da Semana de Integração: Calourada 2019".

Tendo como principal atividade a exposição e comercialização por Empreendimentos Econômicos Solidários, estarão presentes na Feira expositores de produtos artesanais e alimentos, que valorizam práticas sustentáveis; desenvolvimento da economia local; reaproveitamento de materiais; processos de trabalho humanizados e fortalecimento do comércio justo.

A ideia é proporcionar um espaço de integração e trocas entre os participantes. Por isso, a Feira também conta com outras atividades como trocas de livros e espaço para leitura, educação ambiental e recolhimento de lixo eletrônico, e oficinas e rodas de conversa. Entendendo o evento também como um espaço de resistência artística, haverá exposições artísticas, visuais, intervenções/apresentações culturais, musicais, por vários artistas.

A Economia Solidária, que transpassa a produção de renda financeira, faz frente na crítica ao capitalismo e suas violências aos grupos colocados à margem socialmente, culturalmente e economicamente. Logo, a ocupação e construção de um espaço identificado a estes grupos dentro da Universidade Pública torna-se fundamental e importantíssima. 

Para saber mais o interessado pode acessar um dos seguintes endereços:@quitutesbelezuras; https://www.facebook.com/UnitrabalhoUem/; https://www.facebook.com/events/2289033821309848/; e www.unitrabalho.uem.br