Em tempo de isolamento social, projeto criou maneiras de manter as atividades, ainda que remotas
Se você ainda não viu uma apresentação virtual do Coro Escola Universitário da Universidade Estadual de Maringá, não perca tempo e se deslumbre com o grupo cantando a música "Close to You", dos Carpenters, o duo musical norte-americano composto pelos irmãos Karen e Richard Carpenter, responsável pela venda de mais de 90 milhões de álbuns em todo o mundo.
Este procedimento é uma das três ações desencadeadas pelo projeto de extensão “Corais da UEM” para manter aquecidas as atividades dos grupos, contornando a impossibilidade dos ensaios semanais e das apresentações públicas presenciais por causa da pandemia do Coronavírus.
Ligados às comunidades acadêmica e externa, os coralistas cantaram com a participação dos monitores estagiários (alunos e ex-alunos do curso de Graduação em Música da UEM), sob o arranjo de E. Maletta.
O coro misto se apresentou tendo as vozes de Karen Zeferino e Tamyres Alves como sopranos (agudas femininas), Andréia Anhezini e Vidlin Carvalho, contraltos (vozes graves femininas), Yuri Prieto e André de Souza, tenores (vozes agudas masculinas), e Lucas Machado e Marion de Almeida, baixos (vozes graves masculinas). Ao piano, Yuri Prieto. A edição/mixagem esteve a cargo de Lucas Machado.
Na linguagem técnica, esta ação consiste na produção de vídeos elaborados via programa de edição de vozes, normalmente chamados de coro virtual ou coro online. O software permite que cada cantor grave a voz em separado, de acordo com um arranjo vocal pré-determinado, e submeta estes vídeos ao editor do coro. “Oferecemos este vídeo em especial aos nossos coralistas, numa mensagem calorosa de que nos sentimos bem próximos, para que as nossas vozes e as nossas canções nos aqueçam nestes tempos de distanciamento social”, sintetiza a professora Andréia Anhezini, coordenadora do projeto e docente do Departamento de Música da UEM.
Coro Escola Universitário da UEM, em 2019 - Foto/divulgação
A outra ação desenvolvida é a manutenção dos exercícios vocais em que são feitos todos os ensaios. As tarefas estão sendo elaboradas e disponibilizadas aos coralistas pelo Youtube, Whatsapp e Facebook.
Uma terceira atividade foi a criação de um canal no Youtube do Coro Escola Universitário, visando divulgar os vídeos das diversas apresentações que o grupo fez durante os 15 anos de existência, a mesma idade do projeto extensionista, completada em 2019.
As ações têm a coordenação de Andréia Anhezini e de Paulo Lopes, também professor do mesmo Departamento, com a ajuda dos alunos do curso de Música que estagiam no projeto.
Os coordenadores pretendem dar continuidade a essas atividades a distância, utilizando várias plataformas de apoio online que possam aproximar os coralistas e divulgar a arte coral, que, conforme eles próprios enfatizam, “resiste em meio a todas as adversidades postas neste momento”.