Trabalho, em fase de aplicação de questionário, é desenvolvido por professores da UEM, UFMG, PUCRS e USP
Um estudo nacional vai identificar se a covid-19 tem trazido impactos, e como, no processo de desenvolvimento de software em startups. O trabalho é conduzido por um grupo de docentes da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Universidade de São Paulo (USP). Os desenvolvedores de software que quiserem colaborar podem responder este questionário.
Após a tabulação vai ser possível caracterizar “o nível de maturidade das startups e como as etapas de requisitos, projeto, construção, teste, manutenção e gerência de configuração têm sido afetadas pelas mudanças recentes da forma de trabalho, especialmente pelo distanciamento social”, apontam Edson Oliveira Junior e Gislaine Camila Lapasini Leal, respectivamente professores dos departamentos de Informática (DIN) e de Engenharia de Produção (DEP) da UEM. Dentro desse cenário, eles esperam que os resultados da pesquisa “contribuam para o desenvolvimento regional, pois Maringá é um polo regional no desenvolvimento de software”.
Segundo o Mapeamento das Startups Paranaenses, elaborado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), somente neste Estado há por volta de mil startups, que empregam mais de 10 mil pessoas. Não só as do Paraná, mas boa parte das startups em todo o território nacional adotou, desde março, o teletrabalho (home office) para a maioria de seus colaboradores.
Pesquisadores – A pesquisa teve início na UFMG, coordenada pelo professor Marco Tulio de Oliveira Valente, e foi estendida para as startups brasileiras por intermédio dos dois professores da UEM, que integram o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UEM. Há, ainda, colaboração dos docentes Rafael Prikladnicki, Leandro Bento Pompermaier e Rafael Matone Chanin, os três da PUCRS, e Marcelo Morandini, da USP.
Edson Oliveira Junior, professor do Departamento de Informática (DIN)
Camila Leal, professora do Departamento de Engenharia de Produção (DEP)
Reportagem atualizada em 11/05/2020 às 15h26.