O objetivo do grupo é propor ações que possibilitem o retorno das atividades letivas. As propostas serão apreciadas pelo CEP
A UEM (Universidade Estadual de Maringá) conta, hoje, com um grupo de trabalho formado para discutir o planejamento de atividades letivas, considerando o atual cenário de pandemia provocada pelo novo coronavírus. Integrado por representantes de diferentes setores da instituição, o objetivo do grupo é propor ações que possibilitem o retorno das atividades letivas da UEM.
A equipe atua a partir de três eixos principais: Pedagógico, Segurança em Saúde e Estrutura. Reuniões regulares estão sendo realizadas e a perspectiva é que os trabalhos estejam finalizados até o final de junho, segundo informou Luiz Fernando Lolli, coordenador do curso de Odontologia e membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP).
Lolli, que integra duas comissões, a Pedagógica e a Segurança em Saúde, diz que os debates têm avançado consideravelmente e adianta que a tendência caminha no sentido de implantação das atividades curriculares remotas na UEM.
Atualmente, por decisão do CEP, a Universidade oferece atividades acadêmicas não obrigatórias aos estudantes dos cursos de graduação. O professor lembra que quando o Conselho aprovou a medida havia a expectativa de redução sustentada dos casos confirmados de Covid-19, entretanto este cenário não se confirmou e neste momento é válido pensar no andamento do ano letivo com atividades curriculares remotas.
Para o professor, a UEM tomou a decisão acertada ao optar, primeiramente, pela oferta de ações de extensão extracurriculares. “Isso permitiu que os docentes ganhassem maior experiência nas plataformas digitais e também no avanço nas condições de acesso aos conteúdos virtuais”, diz, lembrando que uma das principais considerações do CEP foi o fato de que nem todos os discentes e docentes teriam condições de acesso remoto.
Deliberação do CEP
Ao final das discussões será encaminhado um relatório para apreciação e deliberação do CEP, que terá a prerrogativa de rever, analisar e deliberar sobre a retomada das atividades de graduação na UEM.
Para o professor Romildo de Oliveira Moraes, diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, membro do Conselho de Administração (CAD) e integrante do grupo de trabalho, a criação desta equipe é importante à medida que discute, no âmbito dos atores envolvidos na atividade de ensino da UEM, ‘a busca de propostas, alternativas e soluções que possibilitem fornecer informações que contribuam para a decisão do CEP em relação às atividades de ensino de graduação”.
Ele reforça que a comissão tem discutido as ações necessárias para a retomada das atividades curriculares, seja de forma remota, mista, ou presencial, com definição de cenários que possibilitem as diversas fases da pandemia. “Em nosso trabalho tem sido pautado a importância de contemplar todas as possibilidades, com busca de alternativas que viabilizem a plena inclusão digital de nossos discentes, por exemplo, garantindo a todos plenas condições de retomada dos estudos”, afirma o diretor do CAD,
Segundo Moraes, estão em discussão diferentes aspectos que vão desde o fornecimento de condições de assepsia para aqueles que precisarão estar na linha de frente das atividades, até as questões orçamentárias e financeiras, com possibilidade de realocação de recursos internos da UEM, dentro de um trabalho conjunto entre as Pró-Reitorias de Administração e Planejamento e o CAD.
“Paralelamente, identifica-se a necessidade de um projeto a ser encaminhado ao Governo do Estado com propostas e solicitações de recursos materiais e financeiros específicos para a plena inclusão digital de nossos alunos”, finaliza Moraes.
Integrante do grupo de trabalho, Maria Raquel Marçal Natali, presidente da Comissão Central do Vestibular Unificado, destaca a importância da integração dos três eixos: pedagógico, estrutural, e saúde e segurança. “A transversalidade dos três temas convergem e as discussões são produtivas e balizam a retomada das atividades letivas de forma ética, consciente e respeitando a segurança de todos os segmentos”, afirma.
“Apesar do foco principal envolver as atividades letivas”, continua ela, “as condições e medidas discutidas contribuirão para tomadas de decisão, considerando o Concurso Vestibular 2020, Processo de Avaliação Seriada 2020 e Vestibular para Ensino a Distância, eventos que acontecerão em 2021”.
Portaria
O Grupo de Trabalho para Planejamento de Atividades Letivas no Cenário Covid-19 é presidido pelo reitor, Julio César Damasceno, e foi oficialmente instituído por meio da Portaria nº 186/2020, publicada em 3 de junho pelo Gabinete da Reitoria. Além do reitor, outros 23 membros compõem a equipe de trabalho. São representantes dos conselhos superiores, das pró-reitorias, dos câmpus regionais, da comissão do vestibular unificado, dos discentes, além de representante do Grupo de Estudo de Evidências Científicas em Covid-19 e do Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio à Pessoa com Deficiência e Necessidades Educativas Especiais (Propae).