Esta é a primeira cerimônia integralmente remota para os cursos de Educação a Distância
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) conferiu, na noite dessa quarta-feira (16), a Outorga de Grau a 559 formandos dos Cursos de Educação a Distância (EAD), de 2019 e 2020. A cerimônia foi promovida remotamente, no estúdio da Kandyany Eventos, e transmitida ao vivo por meio do canal da UEM TV no YouTube, onde encontra-se disponível para visualização.
A cerimônia que marcou a graduação dos cursos de Administração Pública, Ciências Biológicas, Física, História, Letras, Pedagogia e Tecnologia em Gestão Pública, foi presidida pelo reitor em exercício, Ricardo Dias Silva, e teve como paraninfa a professora Josimayre Novelli. O juramentista foi Amarildo Paulichi, do curso de Tecnologia em Gestão Pública e Paulo Dirceu Ramos, do curso de História, foi o orador.
Dias Silva lembrou em seu discurso que a UEM é a quinta melhor Universidade Estadual do Brasil com destaque nacional e internacional em todos os rankings de avaliação. “Em 2020 tivemos a grata satisfação de ter o reconhecimento de oito pesquisadores da UEM, como os mais influentes do mundo, sendo destaques e suas respectivas áreas. Isso demostra a qualidade do trabalho que estamos desenvolvendo há 50 anos e que compartilhamos com vocês”.
O reitor em exercício frisou que, só por meio da educação e da ciência, é possível superar os desafios de extrema desigualdade social que existe no Brasil. “Contribuam para o desenvolvimento da sua região, do seu estado, do seu país. Desenvolvimento social, cultural, tecnológico são imprescindíveis para que todos nós avancemos na ideia de civilização”, conclui Dias Silva.
UEM não mede esforços para transmitir Outorga de Grau
Para Josimayre Novelli, todos, incluindo os neograduados, têm motivos de sobra para celebrar os 50 anos da UEM, uma trajetória consolidada e reconhecida mundialmente pela excelência em suas pesquisas e pela qualidade nos cursos de graduação. “Este é o legado que deixamos a vocês, formandos. Precisamos ser fortes e corajosos. Não devemos nunca ter medo de ousar, nem medo de ser. Os momentos experienciados durante toda sua trajetória acadêmica devem servir para vocês fazerem e serem a diferença. Fazer e ser a diferença em seu local de trabalho, em sua família, em sua vida pessoal. Fazer a diferença para contribuir para uma sociedade mais justa, humana e igualitária. Fazer a diferença para contribuir para o futuro da nossa nação”, conclui a paraninfa.
Em nome dos formandos, Paulo Dirceu Ramos, proferiu o discurso associado à moral e ética profissional. “Agora, profissionais, nosso real desejo é difundir a responsabilidade pautada nos pilares da ética e da moral. Que sejamos profissionais com zelo, diligência e honestidade. Defendendo os direitos, bens e interesses sem abdicar da nossa dignidade”, completa Ramos.
Na sexta-feira (18), às 19h, serão realizadas a Outorga de Grau a 135 formandos dos Câmpus Regionais do Arenito/Cidade Gaúcha (Engenharia Agrícola), Umuarama (Agronomia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária, Tecnologia em Construção Civil, Tecnologia em Meio Ambiente), e Cianorte (Ciências Contábeis, Design, Moda e Pedagogia), que tiveram as colações suspensas em março devido a pandemia.