O produto é feito de material reciclável e reduz o desconforto durante o uso de máscara
O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) recebeu esta semana 100 acessórios para suporte e ajuste de máscaras de proteção facial, criado pelo professor Ricardo Tiradentes Barbosa do Departamento de Design e Moda (DDM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) campus de Cianorte.
Segundo Barbosa, a ideia do produto nasceu devido aos problemas de interface na região das orelhas, ocasionados pelo uso constante de máscaras. “Desenvolvi um produto para reduzir este desconforto. Fiz testes em minha impressora 3D, adquirida com recursos próprios, e após muitas horas de configuração para conseguir uma geometria simples e eficaz, foram produzidas e esterilizadas cerca de 350 unidades e ainda temos cerca de 170 no campus da UEM Cianorte apenas aguardando esterilização para serem doadas”, explica.
A iniciativa faz parte do projeto ‘Design e Ações em Período de Pandemia’, que é um conjunto de ações do curso com o objetivo de fomentar e estreitar as relações entre os membros da comunidade interna e externa, sempre se utilizando do design como forma de aproximação.
“Minha intenção com esse suporte era bem simples mesmo: fazer com que eu não desistisse de me sentir útil aliviando o sofrimento, dor e fadiga de quem está exposto a contaminação e precisa usar máscara para se manter vivo e ralar duro nas responsabilidades do dia a dia”, conta Barbosa.
O produto é feito de material reciclável e pode ser sanitizado quantas vezes forem necessárias. Além das 100 unidades destinadas ao HUM, foram entregues outras 150 unidades para a Fundação Hospitalar do Paraná (FUNDHOSPAR) em Cianorte.