Imagem para Acolhimento Psicossocial Online

Por conta da pandemia, os atendimentos estão sendo on-line e têm se mostrado como recursos terapêutico valioso

A Estratégia de Promoção da Saúde, Convivência e Diversidade (Sacodi), vinculada à Diretoria de Assuntos Comunitários (DCT) da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), visando a implementação de ações voltadas à comunidade universitária no campo da promoção da saúde e de modos de vida saudáveis, convivência coletiva, solidária e respeito às diversidades, desenvolve três eixos de ações interligados: formação e capacitação; promoção coletiva do viver saudável; e a atenção psicossocial.

Esta iniciativa tem promovido a atuação interprofissional de algumas áreas de conhecimento, entre elas, serviço social, psicologia, educação física, medicina e  enfermagem, ao implementar ações por meio dos projetos de extensão “Promoção coletiva do viver saudável na comunidade universitária” e “Atenção e cuidado à comunidade universitária na perspectiva da atenção psicossocial”. Estes projetos têm contribuído para o desenvolvimento de um trabalho integrado entre a DCT, Unidade de Psicologia Aplicada (UPA) e Ambulatório Médico, visando promover o cuidado em saúde na comunidade universitária, especialmente para estudantes.

No âmbito da saúde mental, estão sendo desenvolvidas atividades de acolhimento psicossocial voltadas para estudantes das diferentes graduações da UEM, do câmpus sede e dos câmpus regionais, na modalidade remota, ou seja, os atendimentos se dão de maneira on-line. Os acolhimentos são feitos por estagiários(as) do 5º ano do curso de Psicologia, vinculados(as) à UPA, sob a orientação de professoras doutoras do Departamento de Psicologia da UEM. Além dos(as) estagiários(as) e respectivas orientadoras, outros(as) profissionais da DCT, do Ambulatório Médico e da UPA, das áreas de psicologia e do serviço social, integram essa ação de acolhimento psicossocial voltada aos discentes da UEM.

grupo de acolhimento a estudantes via ensino remoto

De acordo com a diretora de Assuntos Comunitários, Telma Maranho Gomes “em função da pandemia, as ações da Sacodi tiveram o desafio de estruturar as atividades de forma remota. Realizamos encontros de formações das equipes para a construção de trabalho integrado e interprofissional da rede de atendimento interno da UEM. Assim, iniciamos em fevereiro deste ano o acolhimento psicossocial dos discentes que permitirá o atendimento de mais de 250 estudantes, ainda neste primeiro semestre de 2021. Até o presente momento, já foram acolhidos mais de 100 estudantes”.

Segundo a professora e orientadora Renata Heller de Moura, do DPI, “nesse momento da pandemia de Covid-19, os atendimentos on-line têm se mostrado como recursos terapêuticos valiosos para acolhimento dos sofrimentos emocionais e psíquicos e para o desenvolvimento de recursos que visem a recuperação e a prevenção de agravos, mediante ao adoecimento”. Segundo Renata, “o Acolhimento Psicossocial oferecido por nossa equipe tem como objetivos proporcionar aos estudantes da UEM espaço para acolhimento, escuta e identificação de suas demandas de saúde mental, fortalecimento e reconhecimento de seus recursos individuais e coletivos no enfrentamento de suas dificuldades emocionais e psíquicas, promoção do autocuidado, ruptura com as situações de isolamento, formação de vínculos e produção de novos sentidos e significados a partir de suas vivências e histórias de vida”.

A assistente social da UPA, Cristiane Muller avalia que “o acolhimento psicossocial de forma remota e em conjunto com áreas do conhecimento diferentes é uma estratégia potente, que amplia o acesso às pessoas que estão passando momentos de muitas inseguranças sociais, familiares, econômicas, emocionais e tantas outras, causando sofrimentos diversos. O olhar interprofissional amplia as possibilidades da integralidade do cuidado em saúde mental e o acesso aos programas e projeto oferecidos na UEM e pelas políticas públicas. Nesta modalidade remota temos ampliado o território de atuação da UEM, alcançado discentes de outras regiões, que estão no estudo remoto em outras cidades e estados, levando o cuidado e atenção da universidade onde este se encontra”. 

podcast E VIDEOS SOBRE CUIDADOS COM SAUDE MENTAL

A professora e orientadora Daniela Cristina Grégio d’Arce Mota, do DPI, destaca que “a ampliação da cobertura do atendimento, por ser no formato on-line, propicia o Acolhimento Psicossocial aos estudantes que estão ou moram em outros municípios, abrangendo todos os campi da UEM e isso é muito importante, principalmente nesse contexto da pandemia. Avalio que estamos avançando na construção de uma prática interprofissional colaborativa, cada vez mais requerida para tornar a atenção à saúde mais segura e efetiva." A psicóloga Clisalva Gomes da Silva, da DCT, verifica que desde fevereiro deste ano, “os jovens acadêmicos da UEM têm vivenciado um agravamento sintomatológico e uma procura mais assídua ao atendimento psicológico. Trata-se de um momento atípico de saúde pública. Assim, o intenso confinamento que vem avançando para mais de um ano de distanciamento social. São momentos cruciais, uma vez que o desalento desequilibra as estruturas psicoemocionais, provoca a ansiedade, bem como o agravamento de quadros sintomatológicos já existentes. Tal constatação se dá devido ao aumento considerável de procura pelo atendimento psicológico remoto ocorrido neste período. O Acolhimento Psicossocial vem no momento ideal para esta população, e tem salvado vidas”. 

Segundo o acadêmico de ciências sociais Victor Menegassi, que faz parte de um dos projetos de extensão ligados à Sacodi “a vivência na universidade não se limita a assistir as aulas da graduação, mas é acompanhada de novas formas de socialização, de conhecer novas pessoas, de experimentar formas diferentes de ensino, de participar de projetos diversos, entre várias outras coisas. Essas experiências e desafios podem ser muito gratificantes, mas muitas vezes podem levar às frustrações e ao sofrimento psíquico, sendo em muitos casos reflexo não exclusivamente do ambiente acadêmico, mas de um contexto mais amplo na vida dos estudantes. A Universidade deve ter o compromisso de oferecer ações voltadas para a promoção à saúde de uma forma geral e a Sacodi vêm desempenhando um papel importante nesse sentido”.