Evento vai discutir educação, educação social e direitos humanos de crianças e adolescentes
O Programa Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente, da Universidade Estadual de Maringá (PCA/UEM), vai realizar o “Ciclo de Debates: Educação, Educação Social e Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”. As atividades começam no dia 13 de abril.
O evento de extensão é resultado da parceria do PCA com a Associação de Educadores Sociais de Maringá (Aesmar). A associação é conveniada à Rede “Dynamo International Street Workers Network”, que reúne educadores de rua ligados a organizações de mais de 50 países de diferentes continentes, e à Rede “Dynamo Américas”, formada por organizações de vários países do continente americano: Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Haiti, México e Venezuela. A ação também tem o apoio do “Projeto Erasmus”, ligado à União Europeia.
O objetivo é fomentar a formação de educadores e fortalecer políticas públicas e redes locais, nacionais e internacionais de defesa e promoção dos direitos humanos, com foco na educação social, relacionada às temáticas da situação de rua e da igualdade de gênero na infância, adolescência e juventude.
Agenda – A programação é composta por três encontros virtuais. Dia 13 de abril, o tema será “Meninas, Direitos Humanos e Educação Social”; no dia 18 de maio, “Educação Social e Crianças e Adolescentes em Situação de Rua”; e, no dia 15 de junho, “Formação do/a Educador/a Social”.
O evento é organizadodo pela coordenadora do PCA, Paula Marçal Natali, e pela professora Verônica Regina Müller, também da equipe do PCA, presidente da Aesmar e coordenadora regional da Rede “Dynamo das Américas”.
“A participação no evento é aberta e gratuita, voltada à comunidade acadêmica em geral, educadores e educadoras e demais profissionais ligados à rede de defesa e garantias dos direitos de crianças e adolescentes”, esclarece Paula Natali.
As inscrições são limitadas e devem ser solicitadas pelo e-mail: sec-pca@uem.br . A certificação da carga horária integral será de 6 horas. Outras informações podem ser solicitadas pelo WhatsApp do PCA: 44 3011-4384.
Texto produzido em colaboração com o estagiário do PCA/PEC, Rafael Assunção, aluno do curso de Comunicação e Multimeios da UEM.