ECI dá suporte à comunidade acadêmica que pretenda internacionalizar atividades de ensino, pesquisa e extensão
O Setor de Projetos Internacionais do Escritório de Cooperação Internacional da Universidade Estadual de Maringá (ECI-UEM) oferece suporte técnico à comunidade acadêmica que pretenda conquistar uma oportunidade de subsídio financeiro (incluindo bolsas de estudo) por meio de algum edital estrangeiro. Com esse auxílio e essa mentoria direta, o setor torna-se uma das formas de a internacionalização da universidade ser estimulada e aprimorada.
Responsável pelo Setor de Projetos Internacionais do ECI, a professora Karina Fidanza tem feito rotineiramente um radar de projetos fora do Brasil que disponibilizam financiamentos a professores, pesquisadores, graduandos, pós-graduandos e agentes universitários em atividades de ensino, pesquisa e extensão que já desenvolvem na UEM e que pretendem elevá-las a um âmbito internacional.
“Na UEM temos vários projetos premiados, pesquisas de excelência e que precisam de respaldo financeiro e de bolsas de estudo para que sejam incorporados e reconhecidos em um contexto internacional”, enfatiza Fidanza. Portanto, para facilitar aos interessados da UEM que queiram esse viés global, o setor organizou este site, o qual sintetiza informações a respeito da caracterização geral da proposta de cada instituição do exterior, bem como quem pode concorrer a ela, em qual prazo e por meio de qual link.
Até o momento já estão descritas no site do Setor de Projetos Internacionais do ECI-UEM informações sobre editais de instituições com sede em: Alemanha, Áustria, Bélgica, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos da América, Holanda, Japão, Reino Unido e Suíça, sendo que algumas oferecem oportunidades também para outros países, não só para os seus de origem. Destes editais, há os com datas específicas para se candidatar e outros nos quais as chamadas são em fluxo contínuo, explica Fidanza.
Tire suas dúvidas – Professores e demais membros da comunidade acadêmica da UEM que precisarem de esclarecimentos sobre os editais internacionais e posteriores acompanhamentos das demandas podem procurar o Setor de Projetos Internacionais do ECI. Basta enviar e-mail para eci-proj@uem.br para agendar o atendimento gratuito. E nesta sexta-feira (9), um vídeo explicativo sobre o Setor de Projetos Internacionais, em português, será postado na conta oficial do ECI-UEM no Instagram.