Palestra direcionada para estudantes e profissionais da educação conta com participação do professor Mario Volpi
O Programa Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (PCA), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), realiza o seminário “Educação Social no Brasil e os direitos de crianças e adolescentes”, no dia 13 de setembro, às 19h.
Ministrado pelo filósofo e mestre em políticas sociais, professor Mario Volpi, o seminário debaterá a situação da educação social brasileira, no que se refere ao atendimento educacional e aos direitos de crianças e adolescentes na atualidade.
Volpi é especialista em direitos humanos do público infanto-juvenil e possui vasta experiência como educador de rua. Foi coordenador do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua e, atualmente, coordena o Programa Cidadania dos Adolescentes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), no Brasil. A professora do PCA, Verônica Müller, será responsável pela mediação do evento.
A coordenadora do PCA, professora Paula Marçal Natali, conta que o evento foi pensando para valorizar e colocar em pauta a profissão do educador social e celebra o Dia do Educador Social: em 19 de setembro. “A data foi escolhida em homenagem ao aniversário de Paulo Freire, que, ao longo de seus estudos, desenvolveu teorias educacionais consideradas referências na área da educação social no Brasil”, explicou Natali.
O evento de extensão é resultado da parceria do PCA com a Associação de Educadores Sociais de Maringá (Aesmar). A entidade é conveniada à Rede “Dynamo International Street Workers Network”, que reúne educadores de rua ligados a organizações de mais de 50 países de diferentes continentes, e à Rede “Dynamo Américas”, formada por organizações de vários países do continente americano: Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Haiti, México e Venezuela. A ação também tem o apoio do “Projeto Erasmus”, ligado à União Europeia.
O seminário, que será realizado on-line, por meio da plataforma Google Meet, é gratuito e direcionado a todos profissionais e estudantes da área da educação, que trabalhem de forma direta ou indireta com crianças, adolescentes e a constituição de seus direitos.
As inscrições são limitadas e devem ser solicitadas pelo e-mail: sec-pca@uem.br. A certificação da carga horária integral será de quatro horas. Outras informações podem ser solicitadas pelo WhatsApp do PCA: 44 3011-4384.
Texto produzido em colaboração com o estagiário do PCA/PEC, Rafael Assunção, aluno do curso de Comunicação e Multimeios da UEM.