Ambas são formadas apenas por mulheres; eleitas no dia 7, terão mandato de dois anos
Duas chapas disputam na terça-feira (7) a eleição para o comando do Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Além da diretoria, serão eleitas as novas diretoras auxiliares para os próximos dois anos de gestão.
A votação ocorrerá das 8h às 18h no ginásio de Esportes do Colégio. Os cerca de 1,2 mil eleitores são os pais de alunos menores de 16 anos, alunos com idade igual ou maior de 16 anos, professores e funcionários do CAP, professores da UEM lotados no Colégio e membros do conselho diretor da escola.
Concorrem à chapa 1, “Somos CAP”, de oposição, com Alessandra Martinho de Oliveira (direção), Sandra Regina Andrade Stipp e Alaíde Paulino Sobrinho (direção auxiliar); e a chapa 2, “Diálogo e Compromisso”, de situação, composta por Cecília Pope Guerra (direção), Eliane Marina Tirapelle Brasil e Luciana Figueiredo Lacanallo (direção auxiliar).
Alessandra de Oliveira, ao centro, da chapa 1, é a candidata à diretora pela oposição
A apuração terá início logo após o encerramento da votação. Vence a chapa que obtiver a maioria absoluta dos votos. No dia 14 de dezembro, após o período de recursos previsto no calendário eleitoral, será divulgado o resultado final da chapa vencedora para a gestão 2022-2023. A data da posse ainda não está marcada. O mandato da atual diretoria se encerra em 15 de fevereiro de 2022.
Atual diretora, Cecília Guerra, ao centro, da chapa 2, concorre à reeleição
História
Fundado em maio de 1974, o CAP está localizado no câmpus sede da universidade e é mantido pelo governo do Estado do Paraná por meio de convênio entre a UEM e a Secretaria de Estado da Educação (Seed).
Ao longo de sua trajetória, o Colégio abrigou diferentes níveis de ensino de educação básica e profissional. Atualmente, disponibiliza o Ensino Fundamental, anos iniciais (1º ao 5º ano) e finais (6º ao 9º ano) e o Ensino Médio (1º ao 3º ano). Destaca-se também como campo de estágio para os acadêmicos das diversas licenciaturas e espaço para formação e/ou atualização de professores da educação básica, considerando a lógica de um Colégio de Aplicação.