Hospital Universitário de Maringá é o único do Estado do Paraná equipado com ambulatório para esta doença
O Café na Reitoria desta sexta-feira (20) terá como tema o Ambulatório de Toxoplasmose Gestacional do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) e como este é o único do Paraná devidamente preparado para cuidar desta doença.
A toxoplasmose é uma infecção causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, que pode ser transmitido pela ingestão de alimentos contaminados, da mãe para o filho, durante a gestação, na transfusão de sangue e transplante de órgãos.
A doença é especialmente perigosa para gestantes, pois pode provocar diversos problemas no desenvolvimento da criança, como icterícia, macrocefalia, microcefalia, crises convulsivas e até mesmo o abortamento.
O programa será conduzido pelo jornalista Marcelo Henrique Galdioli e terá como convidadas a neuropediatra e docente do Departamento de Medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM) Ana Gabriela Gomes Ferrari, e a enfermeira do Ambulatório do HUM, Cristiane de Oliveira Riedo. Também participará o vice-reitor da universidade, professor Ricardo Dias Silva.
A transmissão começa às 9h, pela rádio UEM FM 106,9, na página da rádio no Facebook e pelo canal no Youtube da UEM TV.