Homenagem é para o professor João Angelo Martini; o anfiteatro do DIN da UEM agora leva o nome dele
O Departamento de Informática da Universidade Estadual de Maringá (DIN-UEM) prestou uma homenagem póstuma ao professor João Angelo Martini. Por uma decisão departamental, o anfiteatro do Bloco C-56 ganhou o nome de Anfiteatro Professor Doutor João Angelo Martini. A iniciativa recebeu aprovação do Conselho Universitário em março deste ano.
Nesta sexta-feira (30), a proposta foi oficializada em uma cerimônia que contou com a presença da viúva e das filhas do professor, Vera Aparecida da Silva Martini, Mariane Martini Fernandes e Ana Beatriz Silva Martini, respectivamente. Também marcaram presença na cerimônia, o reitor Julio César Damasceno, o vice-reitor Ricardo Dias Silva, professores do DIN e outras autoridades acadêmicas.
Segundo o reitor, Maringá, mais precisamente a UEM, é um local avançado nas questões da tecnologia e da informação, transformando os negócios e consequentemente a vida das pessoas. Um exemplo deste fruto de entregas e de competência é o professor Martini.
Vera afirmou, assim como suas filhas, o orgulho e a alegria de ver seu ente querido ser lembrado ao ponto de ser homenageado. Deixando assim um legado para a sociedade acadêmica. “Ele deixou um grande legado e é referência para a juventude”, concluiu.
Martini ingressou no Departamento de Informática em 1º de agosto de 1995, tendo desempenhado suas atividades até 27 de outubro de 2013, quando veio a falecer aos 47 anos de idade.
O professor Ronaldo Augusto de Lara Gonçalves, que assume a chefia do DIN a partir deste sábado (1º), disse que o homenageado foi um professor extremamente dedicado e querido por todos, inclusive os alunos. “Não é a toda que Martini foi escolhido como nome de turma ou patrono nos anos de 2003, 2005, 2006, 2008, 2009, 2010 e 2011, nos cursos de graduação em Informática e Ciência da Computação”, diz o futuro chefe. “Suas aulas eram tão bem preparadas que suas anotações são, até hoje, requisitadas pelos colegas que atuam na mesma área, na UEM e em outras instituições de ensino superior”.
Difícil alguém no Departamento não ter boas lembranças do professor João Angelo Martini. Ao se referir ao professor, os adjetivos quase sempre se repetem: ele era gentil, amável, carismático, solidário, companheiro, honesto e muito sério.
Com a mudança de nome, o anfiteatro mantém viva a contribuição do professor ao desenvolvimento da Universidade Estadual de Maringá.
Sobre o professor
João Angelo Martini nasceu em Avaré, interior de São Paulo, no ano de 1966. Graduou-se em 1990 pela Universidade de São Paulo, no curso de Engenharia Elétrica. Concluiu os cursos de mestrado e doutorado também pela USP, nos anos de 1994 e 1999, respectivamente.
Durante sua vida acadêmica atuou na grande área de Arquitetura de Sistemas de Computação, trabalhando principalmente nos temas de arquitetura de computadores, simulação computacional, avaliação de desempenho, arquiteturas superescalares e computação paralela. Foi pesquisador, docente e orientador no curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UEM nos anos de 2002 a 2011.