Mostra trará também trabalhos produzidos por artistas de Maringá e de Porto Alegre; abertura será amanhã (11)
O I Circuito Dobra de Arte Contemporânea foi idealizado pela professora do Departamento de Artes Visuais da Universidade Estadual de Maringá (ARV/UEM), Roberta Stubs. A exposição é uma menção ao Grupo de Pesquisa e Experimentação em Arte Contemporânea, Educação e Diferença, também batizado de Dobra, e coordenado por Stbus. O grupo de pesquisa é formado por alunos da UEM e vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A mostra vai apresentar os trabalhos desenvolvidos nos últimos quatro anos pela equipe do Dobra. Além disso, vai trazer 15 obras produzidas 11 artistas de Maringá e dois de Porto Alegre, vai promover conversas sobre o processo de curadoria, o processo de acompanhamento artístico, e ainda vai oferecer oficinas de criação de portfólio e práticas de mediação cultural.
Segundo Stubs, durante entrevista à Rádio UEM FM, o circuito tem o objetivo de “ativar vários agentes do campo das artes visuais. O circuito da arte é muito mais complexo que apenas a produção artística, ele envolve curadores, colecionadores, galeristas, artistas, educadores, montadores e outros. Eu pensei em um projeto que desse conta dessa complexidade e que acontecesse nessa coletividade.”.
A exposição tem acompanhamento artístico de Milla Jung e curadoria de Paula Luersen, que, inclusive, foi professora do Departamento de Artes Visuais da UEM, em 2019. O projeto foi viabilizado pelo prêmio de incentivo à cultura Aniceto Matti, da Secretaria de Cultura de Maringá.
O circuito será aberto nesta sexta-feira (11) às 9h, no Centro de Ação Cultural de Maringá (CAC). A entrada é franca.
Serviço
Data - A exposição ficará aberta ao público de 11 de novembro e 10 de dezembro de 2022
Horário - De segunda-feira à sexta-feira de 9h às 11h30 e de 13h30 às 17h. Aos sábados de 10h às 17h
Local - Centro de Ação Cultural de Maringá, na avenida XV de Novembro, 514.
Entrada gratuita
Atividades
11/11- 19h - Vernissage de abertura
12/11 -15h - Bate papo com Paula Luersen - curadora da exposição
19/11 -10h - Oficina de portfólio com Amanda Fahur
10/12- 15h - Finissage e conversa entre artistas com Milla Jung