Reitoria presta contas sobre algumas das principais ações desenvolvidas nos primeiros 100 dias de gestão
Em 10 de outubro de 2022, tomamos posse à frente da Reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM), como reitor e vice-reitora eleitos pela comunidade acadêmica com mais de 56% dos votos, dando início à décima quarta gestão da UEM. Foi uma importante chancela e demonstração de confiança de docentes, agentes universitários e acadêmicos, mas também um enorme desafio que abraçamos com alegria e afinco para dar início à gestão 2022-2026.
Compomos nossa equipe de gestão com pessoas competentes e comprometidas com a Universidade pública, gratuita e de qualidade, e estabelecemos como premissa a abertura da UEM para a sua comunidade interna e externa. A UEM leva e eleva o nome de Maringá para toda a nossa região, Estado e País, mas ela não está presente apenas neste município. É uma Universidade multicampi, com a importante missão de gerar desenvolvimento em mais seis campi regionais: Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Diamante do Norte, Ivaiporã e Umuarama, e ao tomar posse iniciamos nossas visitas como forma de reconhecer a realidade da UEM nestes municípios e as principais demandas locais. Foram seis itinerários em que fortalecemos os laços e estabelecemos contato com os servidores docentes, técnicos e estudantes destes campi regionais, verificando quais as suas principais demandas, além de conversas com as lideranças políticas locais e regionais para a geração de parcerias que possam fomentar a consolidação e o crescimento da nossa Universidade. As visitas aconteceram nos 60 primeiros dias da nossa gestão, entre outubro e dezembro de 2022.
Ainda em outubro de 2022, tivemos a alegria de receber o Selo Ouro ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Organização das Nações Unidas (ONU), em nome da Universidade Estadual de Maringá, e o Selo Prata para o Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), conferido pelo Instituto Acim (Associação Comercial e Empresarial de Maringá), com a finalidade de certificar as entidades comprometidas com tais objetivos, como a atenção aos direitos da mulher, a promoção da igualdade e a proteção do meio ambiente, entre outros.
Também erigimos e reconfiguramos alguns setores internos da UEM, a fim de contribuir com maior dinamismo no dia-a-dia da gestão. Nesse sentido, o Escritório de Projetos e Processos (EPP) foi criado desde o primeiro dia do mandato com o propósito de captar recursos por meio da elaboração de projetos de interesse de toda a comunidade acadêmica, para apresentação às agências de fomento, órgãos financiadores e agentes políticos, no intuito de angariar novos investimentos e alavancar o crescimento da nossa Universidade. Nesse sentido, a título de exemplo, no final de mês de dezembro de 2022 a UEM recebeu da Receita Federal de Maringá a doação de um ônibus de 44 lugares, em excelente estado, para o transporte de nossos estudantes, docentes e técnicos em suas viagens e pesquisas, renovando em parte a frota para novos itinerários mais seguros e confortáveis nos próximos anos.
Igualmente importante foi a realização do 31º Eaic (Encontro Anual de Iniciação Científica) e 11º Eaic Junior, em novembro do último ano, de forma remota, com previsão de retorno às atividades presenciais em 2023, e o 4º Eaeg, em dezembro de 2022, já no formato presencial, também registrando ampla participação da comunidade interna, com destaque para a marcante participação dos nossos cursos, sob a coordenação da Pró-Reitoria de Ensino e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, na Mostra de Profissões da Prefeitura de Maringá, também em dezembro de 2022, por intermédio da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes, registrando grande visitação e interesse da comunidade local e regional.
Além do fortalecimento da pesquisa, a pós-graduação foi destaque com a criação, mediante aprovação em todas as instâncias internas da UEM, de cinco cursos de doutorado, sendo um deles profissional e quatro acadêmicos: Doutorado Acadêmico em Sustentabilidade e Doutorado Acadêmico em Engenharia Civil, vinculados ao Centro de Tecnologia; Doutorado Profissional em Políticas Públicas e Doutorado Acadêmico em Ciências Sociais, vinculados ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes; e Doutorado Acadêmico em Ciências Fisiológicas, vinculado ao Centro de Ciências Biológicas, com posterior envio pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação para a Coordenação de Apoio de Pessoal de Nível Superior (Capes) para autorização de funcionamento, marcando uma franca expansão neste setor na UEM, como cumprimento da meta de verticalização do conhecimento, que é missão de toda universidade pública no Brasil.
Traço relevante do dinamismo da nova gestão, que tem pressa em atender os anseios de nossa comunidade interna na esfera da reposição de recursos humanos, foi a votação em dezembro de 2022, pelo Conselho de Administração, da distribuição das 276 vagas de docentes autorizadas pela Lei 20.933/2021 (Lei Geral das Universidades) entre os diferentes Centros de Ensino e Departamentos, para iminente abertura de concursos públicos para professores do Ensino Superior da UEM nos próximos três anos (2023-2025).
No que se refere à retomada de obras pelo Câmpus, ganhou destaque a negociação junto ao governo do Estado do Paraná e aos agentes políticos por parte da nova gestão da obtenção de recursos para finalizar os cerca de treze blocos didáticos, além das obras ligadas ao Complexo de Saúde, em particular a retomada da obra do Centro de Reabilitação Física e Mental do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), cujo convênio foi firmado com o Ministério da Saúde, com recursos advindos também da Caixa Econômica Federal (CEF).
Ainda em relação ao HUM, em dezembro de 2022 o Hospital Universitário da UEM conquistou a habilitação de 12 (doze) leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto por meio do Ministério da Saúde (SUS), o que garante a manutenção dos leitos e o repasse de 2,3 milhões (dois milhões e trezentos mil reais) anuais para o custeio dos mesmos. A UTI adulta localiza-se na nova ala do HUM que entrou em funcionamento em 2020, durante a pandemia da Covid-19.
Na esfera da Assessoria de Comunicação (ASC), o destaque é para a criação do programa da Rádio UEM FM (106,9 MHz) Conexão UEM, que vai ao ar ao vivo semanalmente às 9h de sexta-feira, entrevistando os professores pesquisadores, discentes, agentes universitários e membros da comunidade externa ligados à nossa universidade, como por exemplo a ex-reitora da UEM, Neusa Altoé, primeira mulher a assumir o cargo em uma Instituição Pública de Ensino Superior do Paraná, durante a gestão 1998-2002. Cabe enfatizar também a ampliação dos canais de mídias sociais da UEM (inclusão do Spotify, LinkedIn, Tik Tok), além da mudança no uso da linguagem, focando mais o público jovem. Isso representa maior democratização do acesso ao noticiário gerado na universidade, visando promover maior engajamento com a comunidade usuária, especialmente os estudantes.
Foram promovidas, ainda, celebrações por ocasião do Dia do Servidor Público (28 de outubro), por parte da Pró-Reitoria de Recursos Humanos, e do Dia da Criança e do Natal, no Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), com ampla participação dos servidores e da comunidade interna e externa à UEM. Uma oportunidade de reunir, agradecer e incentivar as pessoas que estão diuturnamente dedicando-se ao crescimento da nossa universidade.
Finalmente, os nossos 100 (cem) primeiros dias de gestão encerram-se com a marcante reabertura do Restaurante Universitário (RU) no período do jantar, no próximo dia 30 de janeiro, para que os acadêmicos tanto dos cursos integrais quanto do noturno tenham segurança alimentar e assim seja dado um importante passo no sentido da garantia da permanência e da assistência estudantil no âmbito da nossa universidade. Ao todo, com a retomada do jantar, que não era servido desde antes da pandemia, serão mais de duas mil refeições diárias, somando-se 800 (oitocentas) às 1.200 (mil e duzentas) que já eram servidas no almoço, retomado desde 2021. Para tanto, foram envidados esforços pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e pela Pró-Reitoria de Administração no sentido da contratação de dez novos funcionários terceirizados no RU e destinados recursos orçamentários para a compra dos insumos, alguns deles proporcionados pela própria UEM por meio de suas atividades de pesquisa (peixes, suínos, leite, verduras e legumes), numa importante parceria interna que leva ao atendimento de diferentes demandas.
As perspectivas da gestão para o ano de 2023 são as melhores possíveis, no sentido de continuar promovendo o engrandecimento da UEM e cumprindo as metas e compromissos do nosso plano de trabalho para as quais a comunidade acadêmica nos elegeu. Em pauta, a readequação do calendário acadêmico, favorecendo o ingresso e a permanência de mais estudantes em nossa universidade, e a informatização dos sistemas, de modo que a UEM possa trabalhar de forma mais integrada e avançada, otimizando os serviços prestados ao público, além de um importante esforço para a reposição dos nossos quadros de pessoal docente e técnico, com a abertura de concursos públicos e de testes seletivos ao longo deste e dos próximos anos.
É a UEM em crescimento constante, com a Coragem para Mudar, rumo aos desafios do futuro, como importante força motriz do desenvolvimento de Maringá, do Paraná e do Brasil!
Professor Leandro Vanalli
REITOR
Professora Gisele Mendes
VICE-REITORA